Mais de 50 crianças participaram na noite desta quarta-feira (28) da cerimônia de formatura da 12ª edição do projeto social Bombeiros do Futuro. A iniciativa da 13ª Cia Independente de Bombeiros Militar, de Lucas do Rio Verde, conta com parceiros comerciais e institucionais. A cerimônia de formatura aconteceu na Igreja Presbiteriana do Brasil.
Ao longo das últimas semanas, os alunos participantes receberam diversas instruções, boa parte delas prática, que buscam despertar noções de cidadania. As atividades teóricas envolveram palestras proferidas por representantes dos poderes constituídos no município, buscando prevenir envolvimento com drogas e violência.
A última instrução do projeto foi prática chamada campo de sobrevivência. Na atividade foram simuladas atividades importantes para que os adolescentes aprenderem a agir em caso de emergência.
“Sempre importante ressaltar virtudes e valores necessários aos cidadãos. A gente focar nesse ponto nas instruções, no diálogo, buscando ressaltar a importância de levarem para vida deles”, observou o comandante da 13ª CIBM, capitão Bertolazo.
Exemplo prático
O tenente coronel Fernando, que atua na cidade de Nova Mutum, marcou presença na cerimônia de formatura representando o Comando Regional. Ele disse que alunos participantes desse projeto social vão conseguir pôr em prática o aprendizado em algum momento da vida.
Ele citou o exemplo de um adolescente que reside em Nova Mutum e que lembrou do que aprendeu numa das atividades práticas de salvamento.
“O menino de 9 anos desengasgou o próprio irmão. A mãe estava amamentando o bebê que engasgou e a mãe não sabia o que fazer. O menino, que tinha passado pelo Bombeiros do Futuro, pegou e desengasgou a criança, fez a manobra, da maneira como aprendeu na instrução do projeto”, destacou.
O oficial fez questão de exaltar a importância que as instruções terão na formação dos participantes, que adquirem conhecimento para se tornarem pessoas exemplares. “Das crianças que participam do projeto até hoje não temos conhecimento de nenhuma que teve envolvimento com crime, com o mundo do crime. Ela sai desse projeto com uma direção”, ressalta.
Certificado
Durante a cerimônia, os participantes foram chamados a ocupar lugar de destaque no auditório e, um a um, chamados à frente para receberem o certificado de conclusão no projeto. Eles receberam os certificados das mãos de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da OAB e do Conselho Municipal de Segurança.