Corpo de Bombeiros continua com o trabalho de combate a incêndios florestais em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

STF derruba cotas de gênero para homens em concursos de PM e Bombeiros em Mato Grosso e mais três estados
STF derruba cotas de gênero para homens em concursos de PM e Bombeiros em Mato Grosso e mais três estados

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso está empenhado no combate a dois grandes incêndios florestais, mobilizando 31 militares, um avião, um helicóptero, dois caminhões-pipa, sete caminhonetes, um barco, quatro pás-carregadeiras, duas motoniveladoras, um trator e um quadriciclo. O monitoramento remoto com satélites é realizado pelo Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá.

Os focos de incêndio estão localizados na Fazenda Cambarazinho, em Poconé, e em Porto Conceição, em Cáceres, na divisa com Poconé. A severa estiagem e a baixa umidade do ar têm facilitado a propagação das chamas, levando o Corpo de Bombeiros a solicitar a colaboração da população e o respeito ao período proibitivo de queimadas.

No Pantanal, o uso do fogo para manejo e limpeza de áreas na zona rural está proibido até 31 de dezembro. Na Amazônia e no Cerrado, a proibição começa em 1º de julho e vai até 30 de novembro. Em áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano. Os bombeiros orientam a população a denunciar qualquer indício de incêndio pelos números 193 ou 190.

Para o combate ao incêndio na Fazenda Cambarazinho, estão sendo utilizados um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) para apoio logístico e um avião da Defesa Civil Estadual para despejo de água. Até o momento, foram lançados 30 mil litros de água para combater as chamas.

Em Porto Conceição, os bombeiros contam com o apoio de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em ambos os incêndios, o Corpo de Bombeiros continua com o combate direto nos pontos acessíveis e com a construção de aceiros para impedir o avanço das chamas.

O Batalhão de Emergências Ambientais realiza o monitoramento de todos os incêndios florestais do Estado com satélites para orientar as equipes em campo. Até esta sexta-feira, o Corpo de Bombeiros extinguiu um incêndio florestal em Chapada dos Guimarães, iniciado na tarde de terça-feira (18) na região do Lixão e considerado extinto na madrugada de quarta-feira (19).

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.