Corpo de Bombeiros combate 48 incêndios florestais em Mato Grosso nesta sexta-feira

Fonte: CENÁRIOMT

Corpo de Bombeiros combate 48 incêndios florestais em Mato Grosso nesta sexta-feira
Corpo de Bombeiros combate 48 incêndios florestais em Mato Grosso nesta sexta-feira

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está enfrentando 48 incêndios florestais em diferentes regiões do estado nesta sexta-feira (27). Mais de mil bombeiros, em sistema de revezamento, participam das operações, contando com o apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e de órgãos federais.

Em Chapada dos Guimarães, os bombeiros estão concentrados no combate a um grande incêndio que atinge a área entre a região de Monjolo e a Comunidade Cachoeira Rica. As ações são realizadas com o suporte de um avião, dois caminhões-pipa e cinco caminhonetes, e contam com a colaboração da Prefeitura de Chapada dos Guimarães e proprietários rurais. Outra equipe atua no combate a um incêndio na região do Lago do Manso, também no mesmo município.

No Pantanal, 20 equipes de bombeiros estão mobilizadas em três grandes focos de incêndio, divididos em oito frentes de combate nas cidades de Cáceres e Barão de Melgaço. Em Cáceres, as áreas atingidas incluem as fazendas Pantanal II, Santa Bárbara do Oriente, Descalvado, Recanto das Aves e São Bento. Já em Barão de Melgaço, os focos estão nas fazendas Santa Maria, Indiana e Acori.

A operação no estado conta com o apoio de diversos órgãos, como a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Defesa Civil, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o Ibama, o ICMBio, além das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea) e do Sesc Pantanal.

Além dessas áreas, os bombeiros combatem incêndios florestais em outras 24 cidades de Mato Grosso: Barão de Melgaço, Rosário Oeste, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Alto Araguaia, Alto Paraguai, Cáceres, Aripuanã, Novo Mundo, Nova Ubiratã, Nova Maringá, Diamantino, União do Sul, Lambari D’Oeste, Paranatinga, Novo Santo Antônio, Lucas do Rio Verde, Sorriso, São José do Rio Claro, Nortelândia, Ribeirão Cascalheira, Juína e Nova Mutum.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.