O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está enfrentando 24 incêndios florestais nesta quarta-feira (02.10) em diversas regiões do estado. Mais de mil bombeiros atuam em regime de revezamento, com o apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e agentes de órgãos federais.
Na Chapada dos Guimarães, equipes estão concentradas no combate a um incêndio na área do Portão do Inferno, especialmente em trechos acessíveis próximos à rodovia MT-251 e nas partes superiores dos paredões. Um avião dos Bombeiros está sendo utilizado para sobrevoos de reconhecimento e planejamento das estratégias de combate.
Além disso, há incêndios sendo controlados na região do Manso.
No Pantanal, as equipes atuam na Estação Ecológica de Taiamã, em Cáceres, e em propriedades rurais nos municípios de Barão de Melgaço e Poconé, onde a Fazenda GCSJ também está sendo atingida pelo fogo.
Diversas instituições estão participando da operação, entre elas a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Ibama, ICMBio, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Sesc Pantanal.
Outros incêndios estão sendo combatidos em mais 11 municípios, incluindo Cuiabá, Rosário Oeste, Aripuanã, Diamantino, Nova Maringá, Alto Paraguai, União do Sul, Nova Mutum, Tesouro, Cocalinho e Nova Ubiratã.