O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está atuando no combate a 23 incêndios florestais nesta terça-feira (01.10) em todo o estado. Mais de mil bombeiros, em regime de revezamento, estão envolvidos nas operações, com o apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e de agentes de órgãos federais.
Em Chapada dos Guimarães, cinco equipes estão focadas em conter dois incêndios na região do Manso e em uma fazenda próxima ao Portão do Inferno, um dos pontos turísticos mais conhecidos da região.
No Pantanal, os bombeiros estão combatendo focos de incêndio na Estação Ecológica de Taiamã, uma unidade de conservação federal em Cáceres; em diversas fazendas no município de Barão de Melgaço; e na Fazenda GCSJ, em Poconé.
As ações de combate ao fogo estão sendo apoiadas por diversas instituições, como a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Defesa Civil do Estado, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Sesc Pantanal.
Além dessas regiões, outros combates estão ocorrendo em 10 cidades: Santo Antônio do Leverger, Alto Paraguai, Aripuanã, Diamantino, Nova Maringá, União do Sul, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tesouro e Confresa.