O primeiro caso de caso de coronavírus em Mato Grosso foi confirmado nesta segunda (16) pela direção do Hospital Santa Rosa em Cuiabá. Hospital aguarda a contraprova, pois o primeiro exame foi positivo para o coronavírus.
Outros 15 pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para locais onde há a circulação do novo vírus ou estabeleceram contato com casos suspeitos ou confirmados. As ocorrências que levantam a suspeita do COVID-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Aripuanã (4), Araputanga (1), Cuiabá (6), Nova Xavantina (1), Rondonópolis (1) e São José do Rio Claro (1).
Na capital, o paciente, de 48 anos, que chegou recentemente da Itália, encontra-se internado no Hospital Santa Rosa. A contraprova foi realizada e o resultado ainda é aguardado.
Por meio de nota, o Hospital Santa Rosa disse que o paciente apresenta sintomas semelhantes ao do Covid-19, sendo que a infecção viral foi confirmada em uma primeira prova do teste PCR em tempo real. O paciente esteve recentemente na Itália e segue monitorado em isolamento respiratório.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, nesta segunda-feira (16.03), outros seis casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. No total, são monitorados 15 casos suspeitos no estado, provenientes de oito municípios; ainda não há casos confirmados oficialmente pelo Estado, conforme sistema do Ministério da Saúde.
Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 32 ocorrências em Mato Grosso. Ainda de acordo com a Nota Informativa da Secretaria de Estado, sete casos foram descartados e 10 foram excluídos por não preencheram critérios de definição de caso para COVID-19.
Ainda conforme a área técnica, os dados estão sendo atualizados gradativamente pelo sistema nacional de monitoramento.
Os casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, alcançaram 234 hoje (16), segundo a atualização divulgada pelo Ministério da Saúde. É mais do que o dobro de três dias atrás. Na sexta-feira (13), o total passou de 100 pela primeira vez e agora já ultrapassa os 200. Ontem, o balanço registrou 200 pessoas infectadas.
Confira a nota do hospital – Clique Aqui!
https://www.cenariomt.com.br/2020/03/16/brasil-tem-234-casos-confirmados-sao-paulo-e-responsavel-por-mais-da-metade/