O presidente do Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires, prefeito Edu Pascoski, cumpre agenda em Cuiabá esta semana. Hoje, Pascoski tem reunião com o governador Mauro Mendes onde vai solicitar apoio para que o consórcio tenha sua sede própria. O consórcio é formado por 15 municípios das regiões norte e médio norte de Mato Grosso.
Pascoski, que é prefeito de Itanhangá, participou de reuniões nesta terça-feira na capital de Mato Grosso. Ele aproveitou e solicitou apoio em áreas de infraestrutura do município.
Em relação a pauta do encontro com o governador Mauro Mendes, Pascoski citou duas pautas que foram discutidas pelos prefeitos e representantes dos municípios que compõem o consórcio. Uma delas é a construção da sede própria em Sorriso. A estrutura é vista como essencial para auxiliar na distribuição de medicamentos e insumos que são adquiridos pelo consórcio para atender os 15 municípios.
“Precisamos de uma estrutura maior e melhor, pois crescemos muito. Hoje nós compramos tudo pelo consórcio, prefeitos não compram mais medicação, nada de medicamento pelos seus municípios. Compramos em um volume maior e essa central de distribuição vai cuidar de destinar os medicamentos aos municípios’, explicou o presidente do consórcio.
A outra pauta a ser tratada no Palácio Paiaguás é a destinação de recurso para custear procedimentos de alta complexidade por meio do consórcio. “São cirurgias cardíacas, neuro, de ortopedia, procedimentos de alta complexidade em que o SUS não está atendendo e que o Estado, em alguns lugares, tem dificuldade em atender. Nós temos uma dificuldade muito grande em nossa região enquanto consórcio que nós precisamos avançar”, pontuou.