Caro leitor, você já ouviu falar algo sobre a Serra do Roncador? Esse lugar de Mato Grosso, localizado na região central do Brasil é cercado de belezas e mistérios que ninguém consegue explicar.
Para começar, a redação do CenárioMT enfatiza que a Serra do Roncador é considerada sagrada para muitos povos. Essa região única oferece uma experiência inesquecível para aqueles aventureiros que buscam contato com a natureza.
Em uma área que se estende por aproximadamente 800 quilômetros, a natureza se apresenta em sua forma mais exuberante. Montanhas imponentes se erguem, em contraste com a força dos rios Xingu, Kuluene, Araguaia e Rio das Mortes. Com uma extensão que vai de Barra do Garças, em Mato Grosso, até a Serra do Cachimbo, no Pará, essa região compreende uma vasta área.
Mas, qual é a origem do nome, Serra do Roncador? Para explicar essa curiosa nomenclatura vamos nos ater ao fato, a montanha literalmente emite o som de uma pessoa dormindo. Quem já passou por lá relata que o barulho pode ser assustador para alguns visitantes. Seja para desvendar mistérios de antigas civilizações, investigar a possibilidade de vida extraterrestre ou simplesmente se encantar com lendas locais sobre portais, a região é um ponto de encontro para pesquisadores, exploradores e curiosos.
Ao citar os exploradores, outro fato curioso já abordado pelo CenárioMT, é que o filme “Indiana Jones” é inspirado em um coronel da Artilharia Britânica chamado Percival Harrison Fawcett, que desapareceu na Serra do Roncador, enquanto tentava comprovar que no local havia uma civilização intraterrestre. Completamente obcecado pela lenda de Atlântida, Percy acreditava que os habitantes da região fossem descendentes diretos dos atlantes. Com o objetivo de estabelecer contato com essa civilização perdida, adentrou-se na selva em 1925. No entanto, o explorador britânico desapareceu sem deixar vestígios, tornando seu destino um dos maiores mistérios da região.
Saiba mais sobre Serra do Roncador em Mato Grosso
- Alguns lugares são protegidos pelos índios Xavantes, entre eles a chamada “Lagoa Encantada”, pois de acordo com historiadores e moradores locais, a lagoa é cercada de mistérios, inclusive no que diz respeito a profundidade da mesma. Segundo eles, não há peixes na água e isso deixa todos intrigados.
- Ao contemplar o Bico da Serra, é como se a própria natureza nos convidasse a uma experiência mística. Em determinadas posições, as rochas adquirem a forma de um índio e uma santa, guardiões que parecem vigiar o local.
- O Arco da Pedra é uma impressionante formação rochosa situada em uma área isolada do Brasil. Para diversos grupos esotéricos, o local é visto como um dos pontos mais carregados de energia no planeta e, para alguns, até mesmo um portal para outras dimensões.
- Para adentrar na Serra do Roncador, é comum começar em Barra do Garças, que fica localizada entre Brasília, Goiânia e Cuiabá.
Se você é aventureiro ou explorador e ficou interessado em conhecer essa importante parte do Mato Grosso, planeje-se para vivenciar experiências únicas e inesquecíveis que só a Serra do Roncador é capaz de proporcionar.