A diretora Maria Fernanda Pacelli de Miranda Gazeta, da Escola Estadual Professora Arlete Maria da Silva, classificou a inauguração do novo prédio da instituição como um “marco histórico”. A reforma geral da unidade foi entregue nesta segunda-feira (17.05) pelo governador Mauro Mendes, em Várzea Grande.
A escola tem 30 anos e recebeu a primeira reforma geral e uma nova quadra poliesportiva. As obras da reforma tiveram início há cerca de 10 anos, mas foram paralisadas inúmeras vezes e retomadas e finalizadas na atual gestão, com investimento de R$ 2,6 milhões.
“A transformação foi gigantesca. Nós trabalhávamos em um prédio bastante precário, com forro que ainda era de madeira, havia risco de incêndio. Nós não tínhamos quadra poliesportiva, não tínhamos biblioteca, mas agora fomos contemplados com tudo isso. É um marco histórico, a escola vai passar a viver um antes e depois da reforma. É uma vitória para toda a comunidade, que esperava por isso há mais de 10 anos”, destacou a diretora.
“É um sonho, parece escola particular. Me sinto muito mais motivada e sei que os outros alunos também gostariam de estar aqui hoje”, comemorou a estudante Marya Fernanda Campos Oliveira.
As obras alcançaram toda a parte interna e também a externa. Os pisos dos corredores receberam revestimento cerâmico, pintura, forro, iluminação e janelas. Além disso, toda estrutura recebeu acessibilidade, rampas, corrimão, piso tátil nas áreas internas e externa.
“Minha avó, professora Sarita, sempre dizia que a educação é a saída para esse País. Agradeço ao senhor [governador] pela finalização dessa obra, que vinha paralisada ao longo desses anos. É um presente para toda a Várzea Grande”, agradeceu o prefeito Kalil Baracat.
O governador Mauro Mendes afirmou ser uma prioridade da gestão obras com padrão de qualidade, que atendam bem aos profissionais da educação e também garantam melhores condições de aprendizado aos alunos.
“Nós pegamos um estado com muitas dificuldades, mas graças a Deus, ao apoio da Assembleia, nós estamos reescrevendo a história recente de Mato Grosso. Tenho certeza que, assim como eu, muitos dos que estão aqui são filhos da escola pública. Nós vimos por muitos anos a educação ficando em segundo plano, mas eu me comprometo com vocês, podem ter certeza, eu vou desempenhar as minhas atribuições como governador priorizando a educação em todos os sentidos”, disse o governador.
A escola tem 12 salas de aula, com capacidade para atender até 1.200 alunos e oferece Ensino Fundamental, a partir do 6º ano, e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno.
“A Escola vinha sendo deixada de lado há muito tempo, então quando a gente vê tudo isso pronto, arrumado, bonito, a gente sabe que a perspectiva é inclusive atrair mais alunos. A gente fica muito alegre, muito satisfeito e sabe que isso trará retorno na formação dos alunos. Queremos agradecer muito ao Governo do Estado, a Secretaria de Educação, pela atenção que vem dedicando às escolas, porque é só através da educação que nós iremos transformar a nossa sociedade”, reforçou o professor de Língua Inglesa, Marcos Prado.
O secretário de Educação, Alan Porto, explicou que atualmente, a unidade tem 937 alunos e a Seduc planeja abrir o Ensino Médio Regular na unidade, devido à grande demanda da comunidade.
“Graças a coragem que o governador Mauro Mendes e a Assembleia Legislativa tiveram de fazer os ajustes fiscais necessários é que hoje nós estamos aqui inaugurando mais esta escola. É o dinheiro público sendo investido com responsabilidade para quem mais precisa. Nós sabemos do empenho dos profissionais da educação no nosso Estado, principalmente nesse momento de pandemia, o que faltava eram as ferramentas e o Governo do Estado está dando as condições para que vocês possam dar o seu melhor. Juntos nós vamos fazer a diferença”, frisou o secretário.
“É muito gratificante participar disso, principalmente nós que participamos da reconstrução desse Estado, que recebemos tantas vaias na aprovação da Reforma Administrativa, em 2019. Fomos cercados, ameaçados, mas enfrentamos tudo isso porque sabíamos que as vaias daquele momento seriam os aplausos de agora. Parabéns, governador, pela sensibilidade que o senhor está tendo com a Educação”, reforçou o deputado Eduardo Botelho.
O senador Jayme Campos, que vem acompanhando o governador Mauro Mendes durante as entregas das novas escolas por todo o Estado, ressaltou a qualidade das obras e do novo material didático que está sendo entregue pela Seduc-MT às escolas da rede estadual.
“Quero falar hoje não apenas como senador, mas como cidadão várzea-grandense. O Brasil ainda tem milhões de pessoas que não são alfabetizadas, que muitas vezes não tiveram acesso a uma escola como essa. Não seremos nunca um País de primeiro mundo se não tivermos a consciência de investir recurso público em educação. Por isso, governador, secretário Alan, Várzea Grande hoje agradece e está muito feliz”.
Também acompanharam a entrega os secretários da Casa Civil, Mauro Carvalho, de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, o deputado estadual Paulo Araujo, o ex-governador Julio Campos, além de vereadores pelo Município.