Mais de 80 jovens da rede pública de educação, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Sesi e Senai MT, estão participando do Torneio Sesi de Robótica – Etapa Regional de São Paulo, que ocorre até domingo (23.03), na capital paulista.
A parceria foi responsável por enviar nove equipes de robótica FRC, o segundo estado com maior número de equipes da competição, ficando atrás apenas dos times da casa, que somam 10 equipes.
Presente no evento, a secretária-adjunta de Gestão Educacional da Seduc-MT, Jessyca Campos, destacou o papel importante na formação dos jovens, que além de desenvolverem competências socioemocionais, também são formados para o mercado de trabalho.
“A robótica educacional é uma excelente oportunidade de desenvolvimento integral dos estudantes na busca pela excelência na educação. Nossos estudantes desenvolvem habilidades técnicas, mas também resiliência, cooperação e trabalho em equipe. Então, a robótica educacional consegue criar cidadãos preparados para o mercado de trabalho e elevar a qualidade de nosso estado”, disse a adjunta.
Já a gerente executiva de Educação Profissional e Superior, Jocely Nogueira, reconheceu a importância da parceria da Seduc-MT, do Sesi e do Senai MT na formação dos alunos e lembrou que as competições tratam-se de estratégias de educação, em que os alunos são formados de forma mais atrativa e colocando o conhecimento em prática.
“Mais do que uma competição educacional, a FRC é uma estratégia de educação em que trabalhamos ciência, engenharia e muita tecnologia para que esses alunos possam desenvolver suas capacidades e competências”, disse Jocely.
Partidas classificatórias
Neste sábado (22.03) tiveram início as partidas classificatórias e as equipes de MT tiveram bom desempenho, com destaque para a equipe Agrotech, que ficou em 9º no ranking, a melhor colocação entre as mato-grossenses. Ao todo, foram realizadas 46 partidas, sendo que as demais 20 serão realizadas na manhã deste domingo (23.03).
As oito equipes que estiverem melhor no ranking de competição serão responsáveis por escolher outras equipes para formarem alianças e jogar os playoffs.
Do resultado do jogo e da premiação dos jurados, as equipes podem conseguir até quatro vagas para a FIRST Championship – o mundial da robótica, que será realizado em abril, nos Estados Unidos.