Destravar obras paradas. Buscar formas alternativas, rigorosamente dentro da lei, para retomar construções e reformas que farão a diferença na vida de muitos sorrisenses. Com esta finalidade, o prefeito Ari Lafin, acompanhado por outros integrantes da Administração Municipal, cumpriu agenda, na Capital do Estado, nesta terça-feira (27 de junho).
Assembleia Legislativa
Na Assembleia Legislativa, o prefeito detalhou, junto ao deputado estadual Beto Dois a Um, todo o processo que vem sendo costurado com o Governo no Estado para dar seguimento às obras que vinham sendo executadas e que devem resultar em duas novas escolas estaduais, assim como em novos ambientes para escolas estaduais já existentes.
Escolas estaduais
Para tanto, deve ser celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que permitirá a contratação, sem licitação, de empresas que tenham interesse em concluir as obras de edificação de escolas estaduais no Mário Raiter e no Portal Kaiabi; e as reformas e ampliações das escolas 13 de Maio, José Domingos Fraga e Arlete Capellari.
“Estamos acompanhando com muita atenção estas obras e trazer ao conhecimento da Assembleia Legislativa todos estes processos é de fundamental importância, permitindo assim que nossos deputados possam também contribuir neste trabalho que está sendo construído junto ao Estado”, afirmou Ari.
Tribunal de Contas
Justamente com o foco de chegar a soluções semelhantes para outras obras paralisadas, o prefeito, acompanhado por um grupo de outros representantes da Prefeitura buscou orientações técnicas no Tribunal de Contas do Estado. Lá, o grupo foi recepcionado por Flávio de Souza Vieira, que é chefe de gabinete do conselheiro Valter Albano da Silva, vice-presidente do Tribunal, e demais servidores técnicos da instituição.
Policlínica Zona Leste
Um dos integrantes do grupo, o secretário de Administração Estevam Calvo, informou que, via departamento de Licitação, a Prefeitura está aprimorando o credenciamento de empresas para retomar obras paralisadas. Um destes exemplos é a Policlínica da Zona Leste. A ordem para o início da obra da Policlínica foi dada em 14 de setembro de 2020, mas menos de 30% fora executado até o rompimento do contrato, em 2021. De lá para cá, a empreitada foi à licitação novamente, mas sem sucesso.
Escola Municipal de Boa Esperança
Outra situação, lembrada pelo prefeito Ari Lafin, é a necessidade de se concluir a reforma da Escola Municipal do Distrito de Boa Esperança. Por conta de dificuldades no andamento da empreitada, foi também necessário romper o contrato com a empresa licitada.
“São duas obras que estamos buscando destravar o mais rápido possível, e, neste momento, a orientação do Tribunal de Contas vai contribuir com o trabalho que vem sendo desenvolvido por nossas equipes técnicas”, comentou Ari, complementando que “é preciso concluir essas obras para que nossa população possa ser atendida com toda a qualidade que merece”.
DIC Leonel Bedin
A reunião também foi pautada por outros assuntos, como o Distrito Industrial e Comercial (DIC) Leonel Bedin, quando os sorrisenses sanaram algumas dúvidas acerca de situações ligadas à propriedade de empresários atendidos ainda na primeira etapa do empreendimento.
Junto ao prefeito e ao secretário de Administração, também participaram da reunião o controlador-geral da Prefeitura, Laércio Garcia; o procurador-geral, Eslen Parron Mendes; o secretário de Fazenda, Sérgio Kocová; e o adjunto da pasta; Miraldo de Souza.