Tornar Lucas do Rio Verde referência no atendimento a causa animal. Para tanto, vereadores apresentaram indicações para que a criação de um conselho e um departamento de proteção animal dentro da esfera do poder público.
O Conselho Municipal de Defesa e Proteção aos Animais (CODEPA) tem objetivo de definir condições necessárias à defesa, à proteção, ao bem-estar, à preservação da vida e dos direitos dos animais, sejam domésticos e não domésticos, nativos ou exóticos.
O conselho seria composto de representantes da comunidade e instituições locais, públicas e privadas. Com isso, haveria maior envolvimento da sociedade com a causa animal.
Em relação à criação do Departamento de Proteção e Bem-estar Animal, o objetivo é atender as demandas relacionadas aos animais abandonados e vítimas de maus-tratos, que tanto aumentaram na cidade nos últimos anos.
Com a criação do departamento, os vereadores acreditam que haveria reforço ao trabalho desempenhado pela Vigilância Sanitária, aperfeiçoando a atenção municipal à defesa e proteção dos animais.
As duas indicações foram aprovadas por unanimidade e encaminhadas ao Executivo Municipal.
Abrigos
Os abrigos para animais existentes em Lucas do Rio Verde enfrentam problemas de ocupação, sem espaço para recebimento de cães e gatos que vivem perambulando pelas ruas.