O Santuário dos Elefantes, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, adiou a viagem da nova moradora, Mara, que estava prevista para este mês. Após a quarentena, o objetivo é trazê-la o mais rápido possível para que se junte às outras moradoras Rana, Lady e Maia.
Mara tem cerca de 50 anos e vive no Ecoparque, em Buenos Aires, na Argentina. Porém, as fronteiras da Argentina e do Brasil estão fechadas para evitar o contágio do Covid-19.
O governo argentino tomou medidas rigorosas em relação à doença. Portanto, Mara não poderá sair de lá por enquanto. Ela está sendo examinada e tratada para que chegue no Brasil saudável.
Após a chegada de Rana, Lady e Maia, a vivência das elefantas na região ajudou no crescimento da vegetação, transformando o local que era coberto de pastagem, em um habitat propício para outras espécies de animais.
Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o convívio delas no local influenciou na recomposição e regeneração.
Os animais que vivem no local sofreram maus-tratos em circos e foram resgatadas.
No mundo todo são seis santuários. Esse, localizado em Chapada dos Guimarães, é o único da América latina. O local foi escolhido pelo seu posicionamento geográfico.
O Santuário possui licença de operação emitida pela Sema para abrigar até seis animais em uma área de mais de 20 hectares. No entanto, o santuário solicitou à Sema ampliação da licença para abrigar até 10 animais. O pedido está sendo estudado pela secretaria.