Com alto índice de ocupação de leitos Covid SUS, município reativa leitos do São Lucas

Hospital luverdense retoma funcionamento a partir da próxima segunda-feira (22)

Fonte: Celso Nery/Cenário MT

com alto indice de ocupacao de leitos covid sus municipio reativa leitos do sao lucas 1015706

Os 10 leitos que atenderam pacientes com Covid-19 no Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde, até meados de agosto do ano passado, serão reativados. O anúncio da retomada foi feito pelo prefeito Miguel Vaz, juntamente com representantes do Hospital São Lucas e secretaria de Saúde.

A decisão de reabrir os leitos aconteceu por causa do alto índice de ocupação dos leitos de UTI SUS em Mato Grosso. Até a tarde desta quinta-feira (18), 316 pacientes estavam internadas em UTI SUS no Estado, com uma taxa de ocupação de 74,70%.

A vistoria da ala de UTI Covid no Hospital São Lucas foi feita na segunda (15) e o resultado positivo divulgado hoje.

“O Hospital São Lucas se coloca como um dos hospitais a disponibilizar leito para covid. Era uma expectativa da sociedade que o município colocasse a disposição desde o início da pandemia. Está aí, vai ser colocado a disposição e é pra começar na segunda-feira”, anunciou Vaz.

Os leitos UTI Covid serão custeados pelo Governo do Estado. O convenio foi definido em reunião do prefeito Miguel Vaz com o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A secretária de Saúde, Fernanda Ventura, citou que o município vem atuando para manter baixo os níveis de infestação da Covid-19. Ela pontua que, por outro lado, os índices de ocupação dos leitos de UTI Covid nos hospitais referência na região se mantiveram próximos ou em 100% nos últimos dias.

“Felizmente não tivemos nenhum paciente que teve atendimento comprometido por não ter acesso a um leito de UTI”, esclarece, ressaltando que o Hospital São Lucas tem condições técnicas para manter pacientes aguardando abertura de vagas em outros hospitais com UTI Covid.

A diretora do Hospital São Lucas, Tatiani Lima, reforçou que os leitos de UTI já estão montados. Ela adiantou ter solicitado apoio para aquisição de alguns equipamentos. “Fizemos o projeto e foi aceito pelo município e vamos ver se a gente consegue fazer toda a aquisição”, disse.

“Sempre que batemos na porta da Prefeitura somos bem atendidos e quero agradecer o empenho também da Câmara de Vereadores que sempre nos olha com bons olhos”, analisou o presidente da Fundação Luverdense de Saúde, Jair Ruhof.

Entendimento e agilidade

O projeto que viabiliza o funcionamento das UTI’s Covid em Lucas do Rio Verde já foi enviado pela Prefeitura para a Câmara Municipal. O presidente do Legislativo, Daltro Figur, participou da reunião e confirmou que os vereadores levarão o projeto a votação na segunda-feira (22). “Que seja votado em primeira e segunda votação já na segunda-feira”, assegurou.

Monitoramento

Durante conversa com a imprensa, o prefeito Miguel Vaz observou que o município não deverá editar novos decretos adotando medidas mais rígidas contra a Covid. O gestor observou que o município está seguindo o último decreto do Governo do Estado e os resultados têm sido positivos.

Miguel elogiou a iniciativa da Secretaria de Segurança e Trânsito e outras instituições, que colocaram em prática o planejamento para evitar relaxamento das medidas e aglomerações durante o período de carnaval. “Foi um trabalho de conscientização que realmente deu resultado”, elogiou. “A população correspondeu a altura”.

“Não tem motivo pra gente restringir. Claro que cada dia é um dia e a gente acompanha diariamente a taxa de ocupação dos leitos de UTI e das pessoas que estão infectadas pelo vírus. Em princípio não há necessidade de agir, no momento”, concluiu Vaz.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.