A colheita da safra de milho em Lucas do Rio Verde superou a expectativa dos produtores rurais. A informação é do Sindicato Rural do município, que informou que o resultado de produtividade deve ficar acima do que era projetado no período de plantio.
O presidente do Sindicato Rural, Marcelo Lupatini, disse que o setor produtivo teve diversos desafios ao longo do plantio e colheita. Os obstáculos encontrados foram diversos, desde as condições climáticas, até mesmo ao período eleitoral.
“Nesta safra, os agricultores de Lucas do Rio Verde superaram obstáculos como eleições, infraestrutura limitada, falta de estradas adequadas, armazéns insuficientes, burocracia, preço dos insumos elevados e a queda dos preços das commodities”, disse Lupatini a CenárioMT. “Mesmo diante dessas adversidades, a comunidade agrícola local demonstrou resiliência e dedicação para alcançar resultados positivos”.
Produtividade
Em relação ao problema de armazenagem, Lupatini observou que a construção de um armazém conseguiu amenizar o problema enfrentado em safras anteriores. A unidade absorveu boa parte da produção.
Conforme o sindicato, os produtores semearam milho em cerca de 161 mil hectares, aumento de 5% na área plantada em relação à safra anterior. A estimativa é que a produtividade alcance a média de 130 sacas de milho por hectare, dez sacas a mais que a safra anterior.
“Os produtores enfrentaram condições climáticas variadas, o que exigiu o uso de tecnologias modernas e práticas agrícolas inovadoras para garantir uma colheita bem-sucedida. Essa abordagem permitiu a obtenção de uma produção satisfatória de milho, superando as expectativas iniciais”, destacou Lupatini.
Em relação a comercialização, o presidente acredita que em torno de 60% da produção já tenha sido comercializada.