O Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (Seciteci), realizou cerca de 1.200 atendimentos em sua passagem pelo município de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá). Com a carreta do MT Ciências, o circuito esteve no município entre os dias 20 e 24 de maio.
A ação foi realizada em celebração ao 48º aniversário da cidade e ocorreu no espaço do antigo Paço Municipal. Durante os cinco dias foram promovidas experiências científicas, oficinas, palestras e outras ações, com objetivo de estimular o interesse da população pela ciência.
Na carreta, os visitantes tiveram a oportunidade de vivenciar experimentos como: os espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex e globos de plasma, ilusões de óptica, anamorfose, além de um gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.
Foram realizadas oficinas de câmara escura de papel, que consiste em mostrar algumas propriedades da luz como o seu comportamento de propagação retilínea, formação de imagem na câmera fotográfica e no olho humano; de Robótica Criativa, que estimula a criatividade dos alunos na solução de problemas; e a de Foguetes de Garrafa PET., que demonstra conceitos físicos e matemáticos de forma prática.
Além das oficinas, a ação contou com palestras do Recytec – Centro de Recondicionamento de Computadores do Mato Grosso sobre o funcionamento do programa de recolhimento e recondicionamento de lixo eletrônico, bem como o impacto socioambiental gerado por esses resíduos.
“Levamos para as crianças temas como a importância da coleta do lixo eletrônico e o que a gente faz com ele lá em Cuiabá, no nosso centro de recondicionamento, onde ofertamos cursos para capacitar jovens e adultos. Junto à palestra, trouxemos um pouco do nosso material de coleta, para que elas interajam e conheçam o que a gente faz”, explicou Isadora Nascimento de Lima, instrutora do programa.
Tiveram acesso gratuito à exposição de experimentos os alunos dos centros municipais de ensino Antenor Soares, Joana D’Arc, Fausto Eugênio Masson, Silvio Paternez, Ulisses Guimarães, Ernesto Che Guevara, Diva Martins Junqueira, Dom Bosco, Prof. José Nodari,Gentila Susin Muraro, Fábio Diniz, Laura Vieira de Souza, Décio Buralli, Ayrton Senna, e os colégios: Avance e Ideal, além de professores, servidores e população em geral.
Sobre o projeto
O MT Ciências é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, realizado pela Seciteci, em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
As ações itinerantes têm como objetivo levar para os 141 municípios conhecimentos importantes que cercam a ciência e mobilizam o cotidiano das pessoas.