Um “hangar” especial do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) esta aberto ao público que visitar o Shopping Pantanal até o dia 30 de outubro. Em comemoração aos 10 anos de atividades em Mato Grosso, a unidade especializada montou um stand para apresentar à população um pouco do seu trabalho.
Armas, fardas, fotos, vídeos e vários equipamentos fazem parte da exposição. “É importante que a sociedade conheça as ações da Segurança Pública”, afirmou o comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Henrique da Silva Santos.
Entre os materiais expostos está o farol spectrolab, que auxilia os pilotos e tripulantes nas operações noturnas. A ferramenta é acoplada ao helicóptero e oferece iluminação que pode alcançar até 500 metros.
Outro item em exposição é o “bambi bucket”, que é utilizado nas ocorrências de incêndios florestais. O equipamento possibilita o lançamento de água sobre focos de incêndios, em áreas de difícil acesso. “A aviação desperta muita curiosidade nas pessoas por ser uma atividade diferente do cotidiano”, disse o comandante.
Na tarde da última sexta-feira (21.10), o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, visitou o stand e ressaltou a importância de apresentar as ações do grupamento à sociedade. “O policiamento aéreo representa um apoio fundamental às ações da Segurança Pública. Por isso é tão necessário que a sociedade conheça de perto este trabalho”, avaliou.
Voando baixo
Além de conhecer o trabalho do policiamento aéreo, os visitantes do stand poderão fazer a inscrição para a 1ª Meia Maratona do Ciopaer “Voando Baixo” e para o Festival de Atletismo Kids.
A prova para as crianças será às 17h30, no dia 29 de outubro, em Várzea Grande. O valor da inscrição é de R$ 35,00 mais taxa de serviço.
A prova para os adultos será no dia 30 de outubro. São oferecidos três tipos de percurso: 7 km, 14 km e 21 km. A largada será às 6h para o percurso mais longo e às 7h para os demais. A participação custa R$ 60,00.
“A meia maratona foi uma forma que encontramos para dividir com a sociedade a comemoração dos 10 anos de criação do Ciopaer”, explicou o comandante.