Cinco morrem em confronto entre garimpeiros em Mato Grosso

Fonte: Agência Brasil

confronto
confronto

Um confronto na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda (MT), terminou com cinco mortos na madrugada deste sábado (28), conforme noticiado anteriormente pelo CenárioMT.

Durante a fiscalização contra o garimpo ilegal, seguranças dos garimpeiros trocaram tiros com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que acompanhava agentes do Ibama.

O arsenal apreendido incluiu fuzis, submetralhadoras e pistolas. Além disso, o Ibama destruiu maquinários usados na extração ilegal. A Terra Indígena Sararé, habitada pelos Nambiquaras, enfrenta graves danos ambientais devido ao garimpo clandestino.

Sararé (MT), 28/09/2024 - Armas apreendidas com garimpeiros que atacaram equipes do Ibama e da PRF na Terra Indígena Sararé. Foto: PRF/Divulgação

O confronto começou na madrugada deste sábado (28), terminou com cinco mortos.

As cinco vítimas eram ligadas aos garimpeiros. Nenhum policial ou fiscal ficou ferido. Além dos armamentos apreendidos pela PRF, o Ibama destruiu 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões, uma pá-carregadeira, seis motocicletas, cerca de cinco mil litros de combustíveis, motores e equipamentos para 25 acampamentos.

Há cinco dias, uma chacina resultou na morte de quatro pessoas na mesma Terra Indígena de Sararé, também em área ocupada pelo garimpo clandestino. Entre as vítimas, um homem de 33 anos e a esposa, de 20.

Uma das regiões mais atingidas pelo garimpo ilegal, a TI Sararé tem 67 mil hectares, habitada por vários grupos Nambiquaras.

Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.