Uma forte ventania levou uma nuvem de poeira, que praticamente cobriu uma cidade em Mato Grosso. O fato ocorreu na tarde de ontem (14) em Pontes e Lacerda.
A poeira deixou o ar quase insuportável. A meteorologia prevê chuva para o município nos próximos 10 dias e deve aliviar a situação.
Que danos podem causar as poeiras?
As poeiras podem geralmente causar danos nos pulmões e nas vias respiratórias, mas alguns tipos específicos podem causar cancro. As doenças mais importantes associadas à inalação de poeiras perigosas são as seguintes:
Pneumoconiose benigna: Doença provocada quando poeiras aparentemente inofensivas são inaladas e depositadas nos pulmões de tal forma que passam a ser visíveis através de raios X. Não causam danos no tecido pulmonar e, por conseguinte, a doença não é incapacitante. Trata-se de uma perturbação mais frequentemente associada a poeiras de metais como o ferro e o estanho.
Pneumoconiose: Denominação coletiva para um grupo de doenças pulmonares crónicas provocadas pela inalação de poeiras que contêm minerais específicos. O termo inclui uma série de doenças cujo nome advém das poeiras que as causaram.
Pneumonite: Inflamação dos tecidos pulmonares ou dos bronquíolos essencialmente provocada pela inalação de poeiras contendo metais. Os sintomas são semelhantes à pneumonia, mas o nível de gravidade varia, dependendo do metal inalado. As causas mais comuns são as poeiras de cádmio e de berílio.