O prefeito de Poconé-Mato Grosso, Atail Marques do Amaral, conhecido como Tatá Amaral (União), decretou situação de emergência no município em razão dos incêndios que assolam o Pantanal. A decisão foi oficializada nesta quinta-feira (16) por meio do Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso. Atualmente, do total de 2 mil focos de queimadas registrados em Mato Grosso, 1,5 mil estão concentrados no Pantanal poconeano.
O prefeito considerou, na decisão, o fato de que o período de chuvas ainda não teve início, gerando condições climáticas desfavoráveis, com aumento da temperatura, redução da umidade do ar e propícias para a propagação de incêndios florestais.
A Prefeitura, embasada em levantamento da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, entendeu a necessidade de uma resposta imediata às ocorrências de incêndios florestais na região.
Até o momento, a área afetada já ultrapassa os 200 mil hectares. Apesar do reforço no efetivo do Corpo de Bombeiros para combater as chamas, os focos continuam a se intensificar, conforme mencionado no decreto.
A decisão tem validade de 60 dias, podendo ser prorrogada caso necessário. Dentre as medidas adotadas, está a autorização para convocação de voluntários, visando reforçar as ações de resposta ao desastre, e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar a assistência aos afetados pelo desastre.
Leia também
Onda de calor em Mato Grosso se prepara para dar lugar a temporais
Previsão meteorológica indica fim da onda de calor em Mato Grosso