Técnicos da Defesa Civil de Mato Grosso estiveram em Paranatinga avaliando os estragos provocados pelas chuvas que caíram nos últimos dias na cidade. Durante a visita, os técnicos foram acompanhados por integrantes da Secretaria de Meio Ambiente e defesa civil local.
Após o levantamento feito, o prefeito Josimar Marques Barbosa (Marquinhos do Dedé) declarou situação de emergência.
Com a decisão, Paranatinga pode ter acesso a recursos estaduais ou federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais para custear ações de combate à crise.
O decreto de emergência foi publicado no Diário Oficial dos municípios na edição de segunda-feira, 10 de janeiro de 2022.
No documento foi destacado que as altas precipitações pluviométricas ocorridas ocasionaram inundações bruscas com fortes enxurradas e elevações dos níveis dos córregos e rios da região. Os altos índices provocaram danos no trecho da MT-130 que cruza o município de Paranatinga.
Foi destacado ainda os alagamentos na região rural nos acessos ao assentamento Pontal do Piranha e Gaúcha do Norte, da região do Pacu/Matrinxã Rio Corgão e da região do Rio Piçarrão. Segundo o documento, esse fato causou o isolamento de famílias na zona rural, bem como prejuízos no escoamento de produção agrícola das regiões, pontes e estradas destruídas.