A intensificação das áreas de instabilidade sobre Mato Grosso provocaram volumes de chuva expressivos, principalmente em áreas do norte do estado. Nas últimas 24 horas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o acumulado de chuva chegou a 109,6 mm em Apiacás, 59,6 mm em Carlinda, 54,2 mm em Alta Floresta e 51,6 mm em Sinop.
Nesta terça-feira (29), a previsão é de mais chuva sobre esses locais e também sobre áreas do oeste e sul mato-grossense, incluindo a capital Cuiabá. Isso acontece porque o fluxo de umidade que vem da Região Norte do Brasil contribui para a formação de áreas de instabilidades de forte intensidade. Por isso, o alerta é para temporais, que podem ocorrer a qualquer hora do dia.
A previsão para Lucas do Rio Verde é de Máxima 28° e Mínima 22°, sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Nas demais áreas do estado de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul, o dia promete ser de muito sol e temperaturas bem elevadas. Em geral, as pancadas de chuva vão ocorrer entre a tarde e a noite, mas de forma extremamente isolada.
Chuva diminui em Mato Grosso
As áreas de instabilidade mais persistentes vão começar a perder força sobre o estado de Mato Grosso a partir de quarta-feira (30). Todo o estado ainda vai ter condições para chuva, mas que deve ocorrer de forma bem mais isolada e menos volumosa do que nos últimos dias.
Por outro lado, uma massa de ar seco vai ganhar força sobre áreas do centro-leste de Goiás, incluindo a capital Goiânia, e também no Distrito Federal. Nesses locais, a quarta-feira promete ser um dia com muito sol e calor, sem expectativa de chuva.