A frente fria que deve chegar a Cuiabá entre quinta-feira (20) e sexta-feira (21) provavelmente virá acompanhada de muito vento, o que pode causar estragos, em caso de uma possível chuva que está prevista – com pouca possibilidade – para cair amanhã.
Segundo o doutor em meteorologia pela USP, Rodrigo Marques, quanto maior a diferença de temperatura, maior a velocidade do vento. “Isso por causar um bom estrago, como vendavais”, explica.
Segundo o CPTEC, a temperatura deve cair para 6°C no sábado (22), principalmente durante a madrugada, período em que o frio é mais intenso. “Entretanto, quanto mais perto de sexta, mais confiável a previsão”.
Se acaso o frio vier acompanhado de chuva, o estrago pode ser ainda maior. No entanto, a maioria das previsões apontam uma possibilidade baixa de precipitação. “Vi pouca chance de que chova, mas está muito seco. Se logo em seguida vier outra frente, será mais provável”, garante o professor.
Rodrigo é licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005), mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), Doutor em Ciências (Meteorologia) pelo Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo – USP (2011).