O aumento do nível do Rio Jauquara, em Barra do Bugres-MT, destruiu uma passarela usada por moradores da comunidade quilombola de Vão Grande. Com isso, os moradores estão isolados há uma semana, já que a passarela era o único meio de acesso.
Segundo informações, a passarela só permitia a travessia a pé ou de bicicleta. Ela havia sido instalada pelos próprios moradores há cerca de um ano.
Em razão do ocorrido, os moradores buscaram alternativas e uma delas foi usar um barco da comunidade para deixar o local. Porém, a travessia é arriscada, já que a correnteza é forte. Além disso, o barco é pequeno para atender a todos os moradores.
A comunidade tem aproximadamente 50 moradores na comunidade, incluindo idosos e crianças. O isolamento preocupa principalmente pelo risco de escassez de alimentos.
O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Assistência Social (Setasc) , informou que será realizada uma reunião para definir um plano estratégico e ajudar a região. Em relação a alimentação dos moradores, a secretaria informou que o município não vai precisar do apoio do governo, mas que está acompanhando a situação.
A Prefeitura de Barra do Bugres informou que está dando apoio aos moradores com barcos. Uma equipe deve visitar o local nesta quinta-feira (06).