O número de animais mortos supostamente por envenenamento, em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, subiu para 30, segundo a presidente de um grupo de proteção animal, Leir Ribeiro. Mais um cão foi encontrado morto nessa segunda-feira (28) e outros dois nesta terça-feira (29).
As mortes começaram a ser registradas no dia 10 deste mês. Segundo os donos, os animais não apresentavam sintomas de doenças e, antes de morrerem, tiveram convulsões e uma baba espessa branca na boca.
Ao todo, foram confirmadas 29 mortes de cães e de um gato. No entanto, Leir disse que a quantidade de animais mortos nesse período pode chegar a 40.
“A maioria dos moradores nos informam sobre as mortes e nós vamos até o local para registrar. Mas, apesar disso, muitos não chegam ao nosso conhecimento e nem da polícia, apenas ouvimos a população comentando”, explicou.
Um dos cães encontrados nesta terça-feira morreu no quintal de casa. Já o outro estava em uma calçada na Avenida Mato Grosso, próximo ao Bairro Cidade Alta. As outras mortes foram registradas nos bairros Jardim das Flores, Jardim Guaraná, Setor industrial, Setor D e Jardim das Araras.
“Um deles ingeriu algum alimento e morreu ainda na casa onde mora. Já o outro era da mesma casa, mas ele saiu para a rua, caminhou um pouco e morreu na calçada”, contou.
Os moradores do Bairro Jardim da Flores encontraram um pacote de carne no portão de uma casa e encaminharam à polícia há duas semanas. A dona de um cão, que também foi morto supostamente envenenado, disse que encontrou isca para rato no quintal da casa dela.
Além disso, o corpo de um cachorro morto no domingo (27) foi encaminhado ao veterinário e os órgãos dele foram retirados para que seja feito um laudo técnico para confirmar a causa da morte.
Nenhum suspeito de cometer os crimes foi encontrado até agora. A Polícia Civil está investigando o caso e aguarda o resultado das perícias.