Chapada dos Guimarães, MT – Conforme divulgado pela Polícia Militar de Mato Grosso, um homem de 34 anos foi preso nesta sexta-feira (21/11) por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo no distrito de Água Fria, em Chapada dos Guimarães. A ação resultou na apreensão de diversas porções de maconha e pasta-base de cocaína, além de uma espingarda calibre 28 e munições.
Contexto da operação
Segundo informações da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Chapada dos Guimarães, a prisão ocorreu após denúncias anônimas apontarem um bar como ponto de comercialização de entorpecentes. Durante o monitoramento, os policiais identificaram o suspeito como proprietário do estabelecimento.
Ao perceber a chegada da equipe, o homem tentou fugir pelos fundos do local, mas foi contido. Com ele foram encontradas cinco porções de maconha, três porções de pasta-base de cocaína e R$ 240 em dinheiro.
Apreensões no local
As buscas se estenderam à área de mata próxima, onde foram localizados dois recipientes enterrados contendo:
- Uma porção grande de maconha;
- 20 porções de maconha prontas para venda;
- 23 porções de pasta-base;
- Duas balanças de precisão e embalagens para drogas.
No estabelecimento, os policiais apreenderam R$ 1.400,20 em dinheiro, e na residência do suspeito encontraram a espingarda e 12 munições intactas. Durante o depoimento, ele confirmou a prática do tráfico e a posse da arma sem registro.
Encaminhamento e procedimentos legais
O suspeito foi detido e levado à Delegacia de Chapada dos Guimarães, junto com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências legais. A PM reforça que a população pode colaborar com denúncias de forma anônima pelo 190 ou 0800.065.3939.
Dados contextuais
- Chapada dos Guimarães é conhecida por pontos turísticos, mas também registra ocorrências de tráfico em áreas rurais.
- O Estado de Mato Grosso registrou aumento no combate a drogas em distritos e pequenas cidades, segundo balanço oficial da PM-MT.
- Possuir arma de fogo sem registro configura crime previsto no Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003).
Reportagem baseada em Polícia Militar de Mato Grosso e Delegacia de Chapada dos Guimarães.


















