Chapada dos Guimarães fecha circuito das cachoeiras por causa de incêndios

Fonte: CENÁRIOMT

Chapada dos Guimarães fecha circuito das cachoeiras por causa de incêndios
Chapada dos Guimarães fecha circuito das cachoeiras por causa de incêndios

Um dos principais atrativos da Chapada dos Guimarães, o circuito das cachoeiras, será fechado temporariamente a partir desta segunda-feira (2). A decisão foi tomada em razão dos incêndios florestais que assolam a região, colocando em risco a segurança dos visitantes e a preservação do patrimônio natural.

Apesar de o circuito das cachoeiras não ter sido atingido diretamente pelas chamas, a fumaça e a mobilização das equipes de combate a incêndios no interior do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães tornaram a área insegura para visitação.

Esta é a segunda vez em menos de uma semana que um atrativo turístico da Chapada dos Guimarães é fechado por causa dos incêndios. Na última quinta-feira (29), o mirante do Morro São Jerônimo também foi interditado.

Os incêndios florestais representam uma grave ameaça à biodiversidade da região e causam danos irreparáveis ao ecossistema. Cerca de 10 mil hectares já foram queimados nos últimos dias, e as equipes de bombeiros e brigadistas trabalham incansavelmente para controlar as chamas.

Estratégias de combate ao fogo em Chapada dos Guimarães

Crédito - Marcos Vergueiro Secom/MT
Crédito – Marcos Vergueiro Secom/MT

Para auxiliar no combate aos incêndios, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães utiliza a técnica de queima prescrita em áreas estratégicas. Essa prática consiste em realizar queimadas controladas em períodos específicos, com o objetivo de criar barreiras naturais que dificultam a propagação de grandes incêndios.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).