Cerca de 250 mulheres de Cuiabá recebem certificado de conclusão de cursos no segundo semestre do ano

A 2ª Cerimônia de Entrega de Certificados ocorreu na Faculdade Fasipe, na segunda-feira (15).

Fonte: CENÁRIOMT

Cerca de 250 mulheres de Cuiabá recebem certificado de conclusão de cursos no segundo semestre do ano

A Secretaria Municipal da Mulher de Cuiabá celebrou, com 247 mulheres, a entrega de certificados de conclusão de 16 especialidades de cursos realizados em parceria com o Senac, exclusivamente para mulheres. O montante corresponde apenas ao ofertado no 2º semestre deste ano e contou com a presença de boa parte das formandas e de seus respectivos familiares e amigos. A 2ª Cerimônia de Entrega de Certificados ocorreu na Faculdade Fasipe, na segunda-feira (15).

“É momento para celebrar esse importante passo que cada uma está dando. É também uma forma de essa mulher dizer para a família que ela não parou, que está aqui, que, enquanto Deus lhe der vida, vai buscar aprendizado, crescimento e conhecer pessoas. Porque força interior é o que as impulsiona, e sabemos o quanto”, frisou a secretária da Mulher, coronel Hadassah Suzannah.

Durante a cerimônia, houve emoção, alegria e comemoração pela conquista. São mulheres que, mesmo com os afazeres de casa pertinentes à realidade pessoal, se esforçaram na busca pela capacitação, rompendo desafios. “Hoje, mais que um diploma, vocês vieram celebrar o dia a dia do passinho de um degrau que vocês avançaram na vida. Teve gente que já era empreendedora quando começou o curso, outras iniciaram sem saber o que iam fazer. Nós, mulheres, temos que valorizar o nosso esforço”, pontuou.

E incentivou: “Onde chegamos e como chegamos é só um detalhe. Cada uma fez por uma necessidade, não porque lhe faltava o que fazer em casa, porque nós, mulheres, somos as que cuidam de tudo dentro do lar. E, na maioria das vezes, superamos a nós mesmas para aproveitarmos as oportunidades. Parabéns a cada uma, e continuem no processo de conquistas”.

“Muitas mulheres, diante da dificuldade em romper o ciclo de violência, pensam em desistir. Eu digo: venham fazer curso, venham conhecer a Secretaria da Mulher. São cursos maravilhosos, eu gostei muito do curso que fiz. Venham participar com a gente”, disse uma das participantes.

Na Secretaria da Mulher, o atendimento vai além de cursos de capacitação. Há curso de defesa pessoal, feiras para comercialização dos produtos produzidos por mulheres, acolhimento psicológico e oportunidade de emprego.

De acordo com a diretora de Empreendedorismo, Empregabilidade e Qualificação da Secretaria da Mulher, Bruna Rangel Andreatta, os cursos ofertados pela Secretaria, em parceria com o Senac, vão muito além da formação técnica. “Eles representam independência econômica, fortalecimento da autoestima e, para muitas mulheres, a chance real de transformar a própria história e a de suas famílias. A rotina das mulheres é desafiadora. Muitas conciliam casa, filhos, trabalho e ainda encontram forças para estudar. Cada certificado entregue nesta data simboliza um degrau a mais vencido, um passo firme rumo à autonomia e ao protagonismo feminino”, pontuou a diretora, agradecendo o apoio das integrantes da sua equipe, Viviane Amorim, Myrtes Jordão, Jaqueline Curvo e Caroline Bastos.

Os cursos são disponibilizados para as mulheres em geral. Para essa certificação, incluem-se as participantes dos seguintes cursos:

Panificação e Confeitaria
Limpeza de Pele
Marketing em Mídias Digitais e Redes Sociais
Qualidade no Atendimento
Massagista
Assistente de Recursos Humanos
Tranças
Assistente Financeiro
Cabeleireiro
Manicure e Pedicure
Unhas de Gel
Design de Sobrancelhas com Henna
Secretariado Gerencial
Salgadeira
Assistente Administrativo
Recepcionista

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]