No último sábado (27.04), a Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alcançou um marco importante ao realizar o primeiro processo de captação de órgãos na cidade de Sinop. A generosidade da família dos doadores possibilitou que três pacientes de outros estados tivessem uma nova chance de vida.
A operação foi concluída no final da tarde, no Hospital Regional de Sinop, com a cirurgia de retirada dos órgãos iniciando às 12h21. Graças a esse gesto de solidariedade, um fígado e dois rins foram doados, beneficiando pacientes do Distrito Federal e de São Paulo.
A coordenação da ação contou com a participação de equipes de saúde de Brasília (DF), e a logística foi viabilizada com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância desse feito para o Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltando que a doação de órgãos pode salvar vidas em todo o país.
O diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Alencar, expressou sua satisfação com a realização da primeira captação na unidade, reconhecendo o gesto de solidariedade da família doadora e o empenho da equipe assistencial.
A secretária adjunta de Regulação da SES, Fabiana Bardi, ressaltou o papel das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes na conscientização e diálogo com as famílias doadoras.
Em 2023, Mato Grosso realizou um total de sete captações de órgãos, beneficiando 17 pacientes de diversos estados brasileiros. Além disso, foram captadas 253 córneas, proporcionando qualidade de vida a 219 pacientes do estado.
O serviço de transplante de rim em Mato Grosso está passando por uma reestruturação, com o governo trabalhando para retomar integralmente os serviços e garantir o acesso da população aos transplantes necessários.