Cenário do coronavírus em MT só pode ser projetado após 50 casos confirmados

Fonte: OLHAR DIRETO

1 41
Foto: Mayke Toscano - Secom MT

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo que quando Mato Grosso atingir a marca de 50 casos de novo coronavírus é que o governador e seus secretários terão condições de projetar o impacto da Covid-19 em Mato Grosso.

A informação é do secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo. Até o momento Mato Grosso tem 41 casos confirmados de coronavírus.

“O Governo fará projeções a partir do caso 50. Não para dar publicidade, mas para adotar medidas de nosso planejamento. É depois desse número que vamos ver questões geográficas dos casos. Vamos fazer simulações e ver as prioridades e propriedades. Tudo, após o caso número 50”, disse o secretário.

Figueiredo ainda aproveitou a oportunidade para dizer que nem todos os casos serão tratados como coronavírus. Por enquanto, o cenário do vírus é incerto, por isso medidas de prevenção estão sendo tomadas, para que novos casos não sejam contabilizados.

“Nós vamos ter condições de desenhar um cenário mais próximo da realidade a partir do momento em que tivermos o caso 50 no estado. Ai sim as estatísticas serão mais precisas nesse ponto”, explicou Figueiredo.

Esse número 50 de pacientes do Covid-19 deve acontecer durante o esperado pico da doença, entre o final de abril e começo de maio. A expectativa, tanto de Gilberto quanto do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, é que esse pico seja logo, pois depois serão apenas contabilizados os números da queda do vírus pelo Brasil.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!