Através do Conselho Estadual de Defesa de Direitos e Proteção da Pessoa Idosa (CEDEDIPI-MT) e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), o Estado de Mato Grosso aderiu ao Pacto Nacional de Implementação de Políticas Públicas do Idoso. Dentre os principais objetivos deste pacto destaca-se a criação de Conselhos de Direitos Estaduais e Municipais para que possam atuar dentro das especificações do cargo, além de capacitar conselheiros.
O assunto foi pauta da reunião com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), realizada no dia 22 de março, que contou com a participação do presidente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos e Proteção com a Pessoa Idosa de Mato Grosso (CEDEDIPI-MT), Francisco Delmondes Bentinho.
Na ocasião, os presidentes de outros 17 estados apresentaram seus trabalhos, suas experiências. Bentinho destacou o convênio entre o CEDEDIPI/MT, Tribunal de Contas de Mato Grosso e Universidade Federal de Mato Grosso, para a realização de um curso, com 100 (cem) horas de duração, que capacitou mais de trezentos Conselheiros municipais e que pode servir de modelo para outros estados brasileiros.
A iniciativa foi do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), destinando para o Pacto Nacional de Implementação da Política de Direitos da Pessoa Idosa, o valor de R$ 1,2 milhão, revertidos em benefícios para todos os idosos do país.
Os recursos são provenientes do Fundo Nacional do Idoso (FNI) e serão aplicados pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI/MMFDH), que também conta com orçamento próprio. O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI) é parceiro da ação e gestor do fundo.
Conferência
Durante a reunião virtual do CNDI, ficou definida a realização da 5ª Conferência Nacional da Pessoa Idosa ainda este ano, que será entre os dias 1, 2 e 3 de outubro.
Foi formada uma comissão com representantes das cinco regiões do Brasil, para agilizarem os trabalhos de criação de plataformas e todos os eventos necessários para uma boa efetivação desta Conferência.
A 5ª Conferência Estadual de Defesa dos Diretos da Pessoa Idosa de Mato Grosso foi realizada em outubro de 2019, onde foram eleitos 11 delegados para fazer parte da Conferência Nacional.