CBMMT combate 10 incêndios florestais em MT

Bombeiros de Mato Grosso atuam em 10 focos ativos; monitoramento inclui 26 focos de calor.

Fonte: CenárioMT

CBMMT combate 10 incêndios florestais em MT nesta sexta
CBMMT combate 10 incêndios florestais em MT nesta sexta - Foto: BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) mantém o combate a 10 incêndios florestais nesta sexta-feira (10.10), conforme divulgado pela corporação. Além disso, equipes monitoram outros 26 focos de calor, entre incêndios controlados e queimadas irregulares.

Combate e monitoramento

Os incêndios controlados, que não oferecem risco imediato, estão localizados em Nova Ubiratã e Feliz Natal (dois focos cada) e em Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Tabaporã, Nova Maringá e Ipiranga do Norte (um foco cada). Equipes permanecem em atuação nos municípios de Cáceres (quatro focos ativos), Guarantã do Norte, Nova Santa Helena, Pontes e Lacerda, Barra do Garças, Alto Garças e Rosário Oeste.

[Continua depois da Publicidade]

O combate envolve ações diretas no campo, com apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves. A operação conta com o suporte do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil do Estado, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar, trabalhando de forma integrada para proteger vidas, propriedades e o meio ambiente.

Fiscalização e prevenção

Dos 26 focos de calor monitorados, 14 são incêndios florestais e 12 correspondem a queimadas irregulares, sob fiscalização da Operação Infravermelho. O monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, utilizando imagens de satélite e tecnologias de detecção antecipada para prevenir incêndios e responsabilizar infratores, conforme nota oficial do CBMMT.

[Continua depois da Publicidade]

Dados históricos e contexto

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, o CBMMT já atuou na extinção de 240 incêndios em diversos municípios, incluindo Cáceres, Nova Ubiratã, Barra do Garças, Sinop, Rondonópolis e Chapada dos Guimarães. Segundo o Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nas últimas 24 horas foram registrados 17 focos de calor em Mato Grosso, sendo 12 na Amazônia e cinco no Cerrado.

É importante destacar que um único foco de calor não caracteriza, por si só, um incêndio florestal. Incêndios geralmente envolvem o acúmulo de múltiplos focos em uma mesma área.

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça que o uso do fogo para limpeza ou manejo de áreas rurais é proibido:

  • Pantanal: 1º de junho a 31 de dezembro;
  • Amazônia e Cerrado: 1º de julho a 30 de novembro;
  • Áreas urbanas: proibido durante todo o ano.

Em caso de qualquer indício de incêndio florestal, a população deve denunciar imediatamente pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Reportagem baseada em informações oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]