A Prefeitura de Lucas do Rio Verde deu início nesta semana, no processo de licitação para reforma da Casa de Pedra. O espaço sediará o Museu Histórico do município, que funciona temporariamente no Espaço Viva Cultura – Unidade Semeador (antiga sede da Flor do Cerrado). O projeto prevê a revitalização de uma área de 205,75m², localizada dentro do Parque dos Buritis, na Rua Santa Fé, no centro da cidade.
Com o investimento de R$360 mil, o espaço receberá uma nova pintura, limpeza do telhado, troca da estrutura da claraboia, restauro das portas, janelas, madeiras e banheiros, além da reestruturação de toda parte elétrica e troca dos pisos da recepção, sala de exposição, sala administrativa e sala de controle. A casa terá um novo portal de entrada e a área externa ganhará um novo paisagismo.
Para o coordenador do Museu Histórico, Oliveira Neto, essa é uma grande conquista, tanto para a equipe, quanto para a população.
“Desde 2005, o Museu Histórico de Lucas do Rio Verde não havia conquistado um espaço próprio. Me sinto extremamente realizado, pois, desde o início da gestão, recebi o anúncio de que a Casa de Pedra seria o nosso primeiro espaço museológico, o que vem se concretizar agora. Nosso sentimento realmente é de extrema gratidão ao prefeito Miguel Vaz e ao vice-prefeito Marcio Pandolfi, pelo cumprimento desse compromisso”, agradeceu.
Após reformado, o espaço será aberto para visitação pública e contará com exposições permanentes e temporárias, além de se tornar um local de referência para a população e turistas terem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Município, a partir das narrativas históricas, que fortalecem ainda mais o setor museológico.
“A Casa de Pedra tem uma importância cultural e histórica para Lucas do Rio Verde desde a sua construção, em 2004. O espaço já abrigou vários órgãos públicos, dentre eles, a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência E Extensão Rural – Empaer, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a Secretaria de Meio Ambiente, além de sediar temporariamente a Casa do Artesão, Casa dos Conselho e a Guarda Civil Municipal. Após a reforma, ela vem para o patrimônio da cultura e essa notícia nos alegra muito”, contou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.
Sobre o edital
O edital de Tomada de Preços, nº 012/2023, está disponível no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde.
As propostas devem ser entregues no dia 27 de julho, das 7h30 às 8h, no Paço Municipal. A abertura das propostas será na sequência, a partir das 8h, no Departamento de Licitações.
A reforma da Casa de Pedra deve ser concluída em até 180 dias, após o recebimento da ordem de início da obra.
Acesse o edital: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/licitacoes