Inaugurada em novembro de 2017, a carreta do projeto MT Ciências completa três anos com quase 20 mil quilômetros rodados por Mato Grosso e outros estados, somando mais de 80 mil visitas à maior mostra científica itinerante do país, idealizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).
O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, explica que a carreta foi um projeto ousado e grandioso, se consagrando no maior circuito itinerante de popularização da ciência do país.
“Somente em Minas Gerais há uma unidade móvel no mesmo padrão da carreta ‘MT Ciências’, mas a de Mato Grosso é a maior. Este projeto proporciona experiências interessantes tanto para adultos, quanto para crianças e adolescentes, pois desperta a curiosidade pela tecnologia, inovação e ciência, agregando diversão com conhecimento”, ressaltou o gestor.
Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, a carreta contribui para despertar nas pessoas o interesse pela ciência e mostrar a importância de grandes descobertas da humanidade.
“Ao longo destes três anos a carreta vem se consagrando num poderoso instrumento de popularização da ciência, percorrendo quase 20 mil quilômetros, ao levar experimentos científicos para 22 cidades, sendo 20 em Mato Grosso, além da capital paulista e Campo Grande, oportunizando o conhecimento para milhares de pessoas”, disse.
A coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, explica que neste ano, a carreta recebeu visitas presenciais somente de janeiro a março, quando iniciou a pandemia.
“Quando começou a pandemia, tivemos que nos readequar e por isso desde então o projeto tem sido apresentado virtualmente. Para o próximo ano a ideia é retomar as atividades presenciais, com os devidos cuidados, com um número reduzido de pessoas dentro da carreta, para evitar aglomerações, além de medir a temperatura dos visitantes, exigir o uso de máscara e álcool gel”, falou.
Além de toda a sociedade, excursões escolares e público em geral, a carreta já recebeu a visita do nosso governador, Mauro Mendes, secretários municipais e estaduais, prefeitos, deputados estaduais e federais, ministros, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), entre outras autoridades.
A equipe do MT Ciências recebeu mensagens de diversas pessoas que participaram ativamente do projeto ou visitaram a carreta. Os vídeos foram publicados no Instagram do MT Ciências, quem quiser assistir aos depoimentos, pode acessar AQUI.
O projeto
A estrutura do projeto MT Ciências é composta por uma carreta com baú adaptado, dividida em quatro salas de visitação, com 22 instalações, relacionadas a biologia, física e matemática, como o gerador Van de Graaff, o tubo de kundt, um jogo de plasma e os painéis oculares com figuras da fauna e flora de Mato Grosso. Além de um escritório e um auditório.
A carreta ainda tem a representação do rio Cristalino, os biomas mato-grossenses, a bicicleta geradora de energia (que transforma energia cinética em energia elétrica), o painel de pinos e o túnel de espelho infinito.
Na parte externa existem duas tendas infláveis, sendo uma com 10 experimentos e outra com as novas tecnologias, como óculos de realidade virtual, tablets, drone e impressora 3D.
Ainda integrando o circuito externo, tem o planetário digital que atrai os visitantes por proporcionar uma imersão nos vídeos projetados em 360º onde são abordados conceitos de astronomia.
Ao todo, são 32 instalações que tratam de temas do conhecimento multidisciplinar e sensibilizam os visitantes para a importância da ciência e da biodiversidade do Estado.