Captação de órgãos em Cuiabá beneficia cinco pacientes de três estados

Ação coordenada pela Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso amplia as chances de vida de pacientes com apoio logístico da FAB

Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado de Mato Grosso

SES-MT

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde realizou, neste sábado (21.12), uma captação de órgãos no Hospital Municipal de Cuiabá. Graças à solidariedade da família doadora, cinco pacientes de três estados do Brasil terão novas chances de vida.

A captação começou às 22h, com apoio de equipes do Distrito Federal, possibilitando a doação de um fígado, dois rins e duas córneas. A logística foi realizada com auxílio da Força Aérea Brasileira (FAB).

Reconhecimento e logística da captação

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso parabenizou os profissionais envolvidos na ação. “Sabemos que esse procedimento de captação de órgãos é complexo e parabenizo o empenho e a dedicação das dezenas de profissionais envolvidos na ação, seja em Mato Grosso ou em outros estados. Uma família escolheu salvar vidas e somos muito gratos por esse gesto”, declarou.

A secretária adjunta de Regulação destacou a importância da conscientização sobre doação de órgãos. “Em um momento difícil, essa família escolheu doar órgãos e salvar vidas. Esse gesto precisa ser reconhecido e enaltecido”, afirmou, reforçando os investimentos na criação de Comissões Intra-Hospitalares de Doação nos hospitais.

Avanços nos transplantes em Mato Grosso

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes informou que o estado já realizou 13 captações de órgãos em 2024, um aumento significativo em relação a 2023. “Trabalharemos para que esse número seja ainda mais expressivo em 2025. Às famílias doadoras, nossos profundos sentimentos de gratidão e respeito”, concluiu.

Transplantes em Mato Grosso

Atualmente, o estado realiza transplantes de córneas e tecidos, enquanto pacientes que precisam de outros órgãos são encaminhados pelo programa Tratamento Fora Domicílio. O Estado cobre custos de locomoção, estadia e alimentação para pacientes e acompanhantes.

Além disso, Mato Grosso está retomando transplantes renais, com o Hospital São Mateus, em Cuiabá, recentemente credenciado para realizar esses procedimentos.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado de Mato Grosso

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!