O inverno deste ano será marcado por duas ondas de frio em Cuiabá, sendo junho o mês com temperaturas mais baixas e julho com maior incidência de baixas temperaturas, conforme explica o doutor em meteorologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rodrigo Marques.
Segundo ele, é em julho que o frio ocorre com maior frequência na Capital. “É possível que tenhamos temperaturas mais baixas, até porque geralmente as menores temperaturas são registradas em junho, mas com maior frequência em julho”.
Professor em Climatologia do Departamento de Geografia da UFMT, o especialista diz ainda que podemos esperar “temperaturas mais baixas” de junho para julho, que virão também acompanhadas pela chuva.
“Este ano se espera que tenhamos mais entradas de frentes frias. Então, elas quando chegam, aumentam a umidade, dispersam o ar quente e podem ocasionalmente causar chuva”, revela ele, citando que as áreas mais altas são mais frias.
Neste ano, os mato-grossenses já puderam sentir as baixas temperaturas, o que fez com que muitos tirassem os casacos dos guarda-roupas. Em Chapada dos Guimarães, a temperatura estimada foi de 11ºC e em Cuiabá de 14ºC.