Durante os seis primeiros meses deste ano, Cuiabá teve o registro de 153 internações por pneumonia na rede municipal, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados foram colhidos nos hospitais Bom Jesus, Santa Helena, de Câncer, Júlio Müller, Geral, São Benedito, antiga Santa Casa de Misericórdia e Pronto-Socorro Municipal (PSM).
Deste total de internações, 54,24% foram de pessoas do gênero masculino e 45,76% do gênero feminino. O levantamento também mostra que crianças de um a quatro ano lideram o número de internações. Foram 28,10% nesta faixa etária. Em segundo estão as crianças de um ano, que representam 16,34%. Em terceiro segue os idosos com idades entre 60 e 69, com 13,72%.
A Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, podendo acometer a região dos alvéolos pulmonares. Alguns sintomas da doença são: febre alta (acima de 37,5° C), tosse seca ou com catarro de cor amarelada ou esverdeada, falta de ar e dificuldade de respirar.
Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.