Luke, um cão farejador da cidade de Sorriso vai integrar uma equipe do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso rumo a Petrópolis- Rio de Janeiro, para ajudar nas buscas de pessoas desaparecidas. O herói de quatro patas sairá do estado nesta segunda-feira (28).
O fofo cão farejador sempre está ao lado dos bombeiros durante buscas de pessoas desaparecidas em casos de extrema dificuldade.
Mato Grosso possui 24 cães que podem entrar em ação junto com os militares nas ocorrências de salvamento.
Na semana passada, outro cão farejador se tornou herói em Petrópolis, ao indicar um local de uma pessoa soterrada.
Sobre as buscas e dificuldades
Com solo úmido, o trabalho é ainda mais delicado, exige a construção de escoras de madeiras que estão sendo produzidas pela equipe em um espaço improvisado.
Com auxílio de ferramentas; motosserra, marreta e enxada, alguns pontos da estrutura de concreto estão sendo sustentados para evitar qualquer tipo de desmoronamento das paredes.
Sempre acompanhando de um bombeiro, os cães farejadores ficam soltos no terreno e caminhando sobre os destroços para rastrear e indicar onde pode haver outros corpos de vítimas.
Tragédia em Petrópolis
A chuva atingiu Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na última semana já deixou mais de 200 mortos.
Ao menos 20 pessoas ainda estão desaparecidas, segundo o portal de desaparecidos da Polícia Civil.
Já são mais de 10 dias de buscas e as equipes contam com apoio de bombeiros de outros estados, voluntários e cães farejadores.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!