Uma estudante de escola pública de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, tirou 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. Keyti Marrony Barbosa de Lara de 19 anos foi a mato-grossense que chegou mais perto de tirar nota máxima, que é mil pontos. Mato Grosso não teve estudantes com a maior nota.
O tema da redação do Enem 2019 foi a ‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’.
“Achei um tema muito importante de ser abordado, pois, com o alto índice de desemprego no país, a maioria das pessoas estão impossibilitadas do acesso ao cinema, como também preferem assistir a filme e séries no conforto de casa, sendo que o cinema é muito importante para a interação cultural”, disse.
Em 2019, foi a terceira vez que a estudante fez a prova do Enem e o objetivo era testar o conhecimento e a possibilidade de entrar na faculdade de medicina, que é o sonho dela.
Keyti estuda nutrição na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde 2019 e ingressou com a nota do Enem de 2018. Apesar de ter tirado nota alta em redação, ela não obteve pontos suficientes para migrar para o curso de medicina na instituição e diz que vai continuar tentando.
Ela disse ter se preparado para o Enem usando os materiais antigos de um cursinho e, quando precisava fazer pesquisas, ia até a casa de uma tia ou amiga para usar a internet, pois na casa dela não tem.