Campeão olímpico palestra sobre alto desempenho durante visita a Lucas do Rio Verde

Cesar Cielo está fazendo uma série de palestras para divulgar a Feira do Empreendedor que acontecerá no início de outubro em Cuiabá

Fonte: CenárioMT

palestra cesar cielo 3 scaled 1

É possível comparar a vida de um atleta de alto desempenho e a de um empreendedor no Brasil. Sim. Isso pode ser feito. Esse foi um dos objetivos do campeão olímpico de natação Cesar Cielo durante passagem por Lucas do Rio Verde. A convite do Sebrae-MT, Cielo visitou o município para divulgar a Feira do Empreendedor que acontecerá em Cuiabá no início de outubro próximo.

Antes da palestra, Cielo falou à imprensa a respeito de sua jornada por Mato Grosso. O ex-atleta está visitando várias cidades com a palestra Princípios da Alta Performance. Ele comentou que uma de suas metas é aproximar empreendedores e instituições financeiras. “A gente sabe da dificuldade que é ser empreendedor, trabalhar com crédito no Brasil e o Sebrae faz um trabalho muito legal. A gente está tentando ligar o útil ao agradável”, explicou.

Em relação à comparação do início do texto, o ex-atleta diz que há muitas semelhanças, principalmente com o pequeno empreendedor. Ambos têm uma rotina ‘pesada’, seja nos treinos ou nas atividades cotidianas. Cesão, como é conhecido, cita que o empreendedor acorda cedinho e, ao longo do dia, mesmo estando longe de seu empreendimento, busca mecanismos para melhorar sua atividade comercial. “É como atleta. Quando eu não estava treinando, eu ficava pensando nos treinos, cuidando da minha nutrição, do meu sono. É superimportante ter noção de tudo o que envolve a sua performance. E vamos falar do resultado da empresa com a performance do atleta. É superimportante ter esse cenário na cabeça, trabalhar tudo isso aí”, destacou o agora empresário.

Cielo disse que os centésimos de segundo fazem diferença numa prova de natação. Para o empresário, os percentuais de ganho ajudam a encerrar o mês sem prejuízos. “A vida do atleta com a do empreendedor é muito parecida. A do empreendedor é um pouco mais difícil”, reconhece.

Superando obstáculos

palestra cesar cielo 2 scaled e1692274431559
Cesar Cielo faz a divulgação da Feira do Empreendedor com palestra sobre alto desempenho

Para quem encarou os maiores nadadores de sua época e conseguiu sair vencedor da piscina, Cielo diz que nada é impossível para o empreendedor mato-grossense, mesmo estando longe dos grandes centros consumidores ou de desenvolvimento. Ele citou o próprio agronegócio de Mato Grosso que está na vanguarda, sendo referência para outros países. “Eu nasci no interior de São Paulo, cresci ouvindo falar que era difícil superar os nadadores norte-americanos e europeus. Eu acredito que aqui alguém ouça falar que é impossível superar empresários de São Paulo. Ser empresário de pequeno porte a gente passa por, digamos, muitos jargões culturais e não tem porquê não dar certo. No final das contas vê empresas que são pequenas, não tem uma trajetória definida, mas acabam chegando em resultados diferenciados, assim como atletas”, pontuou.

Cesar Cielo diz que nasceu numa cidade que não tinha piscinas públicas, nasceu numa família que não tinha nadadores, porém acabou disputando e conquistando provas olímpicas. “A gente tem que ter muito claro onde quer chegar, de uma estratégia muito eficiente e, principalmente e mais importante, pessoas. A gente não chega a lugar nenhum sem pessoas perto, sem apoio. Muito mais que ser ambicioso, temos tem que ter gente que ‘compra’ o nosso plano”, ressaltou.

O gerente regional do Sebrae, Renato Ícaro, destacou a importância que o exemplo do campeão olímpico pode trazer para os negócios, tendo em vista a necessário de superar obstáculos diários. “Além de empresário, Cesar hoje dá palestras e fala muito sobre motivação. Ele faz uma analogia aos empresários, como eles podem se preparar pra também ter essa conquista, como ele teve”, ressaltou.

Exemplo de alto desempenho

Ao longo dos anos, Cesar Cielo tornou-se referência para crianças e jovens que sonham vencer no esporte. Tanto que na plateia que lotou o espaço preparado pelo Sebrae boa parte dos espaços era ocupado por integrantes do projeto social Nós Podemos Nadar. O projeto, que em 2023 completou 25 anos de implantação, atendeu mais de 1,3 mil atletas de várias idades.

palestra cesar cielo 1 scaled 1 scaled
Participantes do projeto Nós Podemos Nadar assistiram a apresentação de Cielo

O ex-atleta disse aos jovens que é necessário um passo de cada vez. Cielo observou que na atualidade se buscam os resultados de forma muito imediata, o que se torna um obstáculo a mais. “Na hora de falar em sucesso, resultados fora de série, é uma construção, é uma jornada”, disse.

Cielo acrescentou que, numa competição, sem sempre o mais talentoso chega em primeiro, pois o menos talentoso realiza um trabalho duro. Contudo, nem mesmo trabalho duro se torna decisivo. “Porque tem o trabalho inteligente. Eu sempre falo: o talento perde para o trabalho duro e o trabalho duro perde para o trabalho inteligente. Essa é a sequência”.

Por fim, o ex-atleta orienta que os jovens tenham disciplina, constância e, principalmente, estejam prontos para recomeçar a cada tropeço. Cesão conta que competiu mais de 4 mil provas e na maioria delas não conseguiu o objetivo. “Eu não tenho muitas medalhas pra falar, das 4,2 mil provas que disputei tenho 22 medalhas internacionais. Tem que estar disposto a se arriscar muito, a se levantar muitas vezes. Uma dica meio contraditória é: aprenda a falhar rápido, deu errado, sai do jogo, vai pra próxima, jogo jogado não volta mais e tem tudo pra dar certo. Se você realmente quer, pode sair aqui de Lucas do Rio verde, quem sabe um futuro campeão do Brasil”, concluiu.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.