A campanha nacional de vacinação contra o sarampo termina no próximo dia 30, uma sábado, em Cuiabá, quando também será realizado o “Dia D”. O público-alvo desta vez são os adultos não vacinados entre 20 e 29 anos. Para eles serão aplicadas as doses da vacina Duplo Viral, que protege contra o Sarampo e a Rubéola.
Segundo a responsável técnica de imunização da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Sandra Horn, o público alvo foi definido com base no calendário nacional de vacinação e ainda levando em conta as idades pontuadas pelos boletins epidemiológicos como mais suscetíveis a desenvolverem a forma grave da doença, podendo inclusive levar à morte.
De qualquer modo, Sandra ressalta que a campanha de vacinação para as crianças ainda está valendo. Para crianças de seis meses a menores de cinco que não receberam nenhuma dose irão receber a vacina Tríplice Viral, que além do Sarampo, protege contra a Caxumba e a Rubéola.
“Estaremos com toda a equipe das unidades básicas de saúde de prontidão para atendermos com muita humanização e, sobretudo, tirarmos dúvidas a respeito dessa grave doença que depois de erradicada, voltou a ter notificações”, ressalta.
Sarampo
Considerado erradicado no Brasil desde 2016, este ano, o Sarampo voltou a ser notificado devido à baixa cobertura vacinal. É uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus). Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.
Dois ou três dias depois do início dos sintomas formam-se no interior da boca pequenos pontos brancos, denominados sinais de Koplik. Entre três a cinco dias depois do início dos sintomas aparece uma mancha vermelha e plana que geralmente tem início na face e daí se espalha para o resto do corpo.
Os sintomas começam a se manifestar entre dez e doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias. Em cerca de 30% dos casos ocorrem complicações, as quais podem incluir, entre outras, diarreia, cegueira, inflamação do cérebro e pneumonia.
O sarampo é transmitido facilmente por via aérea através da tosse e espirros de uma pessoa infectada. Pode também ser transmitida pelo contato com a saliva ou secreções nasais. Nove em cada dez pessoas que não estão imunizadas e partilham um espaço com uma pessoa infectada contraem a doença.
As pessoas infectadas podem infectar outras pessoas desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da mancha vermelha. As pessoas geralmente só contraem a doença uma única vez na vida. A confirmação do vírus em casos suspeitos por meio de exames é importante para a saúde pública.