Campanha de vacinação contra gripe é encerrada em Cuiabá após atingir 93% do público-alvo

Fonte: G1 MT

1 61
Foto: SES MT

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza foi encerrada em Cuiabá no último sábado (1º), quando 93% do público-alvo foi vacinado, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que era de 90%.

Conforme a Prefeitura de Cuiabá, a campanha contra Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B, não será prorrogada para o público em geral.

Ao todo, mais de 150 mil pessoas do público-alvo foram imunizadas.

O público-alvo é composto por idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade, além de profissionais da segurança pública, conforme definiu a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Estado

Em Mato Grosso, 60 municípios não cumpriram a meta, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

O prazo para vacinação se encerrou nesta sexta-feira (31) em todo o Brasil. Nos municípios onde sobraram doses, porém, as vacinas serão disponibilizadas ao público geral, a partir da próxima segunda-feira (3).

Os municípios em pior situação de cobertura vacinal são: Cotriguaçu (67,06%), Poxoréo (65,86%), Cocalinho (62,87%), Colniza (53,71%) e Gaúcha do Norte (42,58%).

Em contrapartida, os municípios que tiveram a melhor cobertura vacinal foram: Tapurah (121,22%), Santa Cruz do Xingu (116,86%), Alto Boa Vista (114,26%), Planalto da Serra (113,15%) e Luciara (112,78%).

Mortes suspeitas

Nesta semana, foram registrados três casos de mortes suspeitas por H1N1, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Um homem, de 44 anos, um idoso, de 64 anos e uma mulher, também de 44 anos, morreram em hospitais do município, com sintomas da doença.

Os casos ainda devem ser apurados.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!