O motorista de caminhão de 37 anos, identidade não divulgada, internado em Rondonópolis (218 km de Cuiabá), que está com suspeita de infecção com a variante indiana (B.1.617), está intubado, com 90% dos pulmões comprometidos.
A informação foi confirmada pela prefeitura por meio de nota. A Secretaria de Saúde do Município ainda aguarda exames para confirmar ou descartar se é realmente infecção pela variante indiana.
Segundo a nota, o condutor estaria de passagem por Rondonópolis, quando procurou ajuda médica. Ele é proveniente de de Santa Catarina e estava no Pará.
Atualmente, o paciente está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Rondonópolis.
O secretário municipal de Saúde, Vinícius Amoroso afirmou que a situação não é motivo para pânico.
” O caso suspeito não é motivo para pânico, porém, reforçamos a necessidade da população se conscientizar da importância de manter as medidas de prevenção, evitando aglomerações, priorizando o distanciamento social, usando máscaras e mantendo as medidas de higiene”, diz trecho de nota.
Recentemente o secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo admitiu, em entrevista ao Conexão Poder, que havia oito variantes circulando em Mato Grosso.
A variante indiana B.1.617 possui três sub-linhagens, com pequenas diferenças (B.1.617.1, B.1.617.2 e B.1.617.3), que foram descobertas entre outubro e dezembro de 2020.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a linhagem B.1.617 foi classificada como uma variante de maior potencial transmissor.