Caminhão com 20 metros cúbicos de madeira ilegal é apreendido na MT-251

Fonte: CENÁRIOMT

Caminhão com 20 metros cúbicos de madeira ilegal é apreendido na MT-251
Caminhão com 20 metros cúbicos de madeira ilegal é apreendido na MT-251

Policiais civis de Chapada dos Guimarães apreenderam um caminhão com 20 metros cúbicos de madeira ilegal, da espécie angelim-pedra, que estava com guia de transporte inválida.

A apreensão ocorreu no último fim de semana, na MT-251, próximo ao portão do inferno. A equipe da Delegacia de Chapada dos Guimarães avistou o caminhão que transportava dois veículos em cima de uma carga coberta.

[Continua depois da Publicidade]

Ao abordar o condutor, os policiais foram informados que se tratava de uma carga de madeira, que saiu do município de Itaituba, no sudoeste do Pará.

Durante a checagem das notas fiscais e consultas ao Ibama e Secretaria de Meio Ambiente do Pará, a equipe da Polícia Civil constatou que que uma das notas já havia sido recebida no destino final, no estado do Rio de Janeiro. Ou seja, a guia estava, provavelmente, sendo reutilizada.

[Continua depois da Publicidade]

Diante do fato, o delegado Guilherme Pompeo determinou a apreensão da madeira e lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência por transporte ilegal de madeira com guia inválida.

Conforme pesquisa preliminar, a madeira apreendida tem valor estimado em R$ 100 mil e nas notas que estavam com a carga constava o valor total de R$ 27 mil.

A Delegacia de Chapada dos Guimarães solicitou ao Indea um laudo técnico sobre a volumetria, essência e valor das madeiras apreendidas, cortadas em portais e alisares. O laudo será encaminhado junto com o procedimento ao Poder Judiciário.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]