Uma câmara mortuária deve ser instalada no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, para acondicionar corpos dos pacientes mortos por Covid-19, caso seja necessário. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (27).
De acordo com o secretário, a expectativa é que o número de mortos por coronavírus em Mato Grosso não seja alto a ponto de precisar utilizar o equipamento para armazenar os corpos.
No entanto, seguindo as normas técnicas, a câmara fria deverá ser instalada como precaução.
“Torcemos para que não haja essa necessidade [de uso], até porque, após o óbito por Covid-19, as medidas de sepultamento devem ser imediatas, sem velório”, explicou.
Desde o início da pandemia, o Hospital Metropolitana está sendo preparado para atender os casos de Covid-19. Como forma de prevenção, além da instalação da câmara mortuária, 200 leitos de UTI estão sendo construídos no local.
Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), nesse domingo (26), 250 casos de Covid-19 foram confirmados no estado. Dez pessoas morreram devido à doença.