A Câmara de Lucas do Rio Verde realiza hoje e amanhã, sessões solenes para homenagens a personalidades e entidades. Nesta quinta-feira (10), a partir de 19 horas, acontece a sessão para entregas de títulos de cidadão honorário. Amanhã serão entregues moções de aplausos.
Na sessão de hoje estão previstas entregas de títulos a mais de 40 pessoas, algumas delas residentes em outras cidades. É o caso do ex-comandante da PM em Mato Grosso, Jonildo Assis, e da deputada estadual Janaina Riva. Entre os homenageados erstão ainda empresários, políticos e profissionais liberais.
“É uma semana de homenagens. Serão duas sessões solenes em que iremos homenagear com títulos de cidadão honorário as pessoas que foram agraciadas pelos vereadores com essa congratulação, porque é uma honraria muito importante para quem recebe”, explicou a presidente da Câmara, Sandra Barzotto.
Alguns títulos propostos pelos vereadores foram concedidos em 2022. Os títulos de cidadão honorário são a maior honraria concedida a personalidades que, de alguma forma, contribuíram com o município. “É uma prerrogativa do vereador conceder moção e o título de cidadão”, observou a presidente.
Homenagens
Esta semana, a Câmara de Vereadores inaugurou a Galeria dos Ex-Presidentes do Legislativo desde o início de sua atuação. Vários ex-vereadores foram convidados e receberam a homenagem numa cerimônia realizada no final da manhã de segunda-feira.
A inauguração da galeria foi uma ação destacada pelos convidados como reconhecimento pela contribuição de cada ex-presidente durante a passagem pelo comando do Poder Legislativo luverdense.
O que é um título de cidadão honorário
O título de cidadão honorário é uma honraria concedida por muitas cidades a indivíduos que, embora não tenham nascido ou residam no local, tenham prestado serviços notáveis à comunidade. Essa distinção simboliza o reconhecimento do município a essas pessoas, valorizando suas contribuições em áreas como cultura, ciência, economia, política, entre outras. O título pode ser concedido tanto a cidadãos nacionais como estrangeiros, e a seleção geralmente é feita por um conselho ou órgão governamental local.
Essa distinção é muitas vezes outorgada através de um decreto legislativo, e simboliza a gratidão e o respeito da cidade para com o homenageado. O título permite que a pessoa seja vista como um membro honorário da comunidade, refletindo uma conexão profunda com o local.
Quem realmente deve receber esse título são pessoas que demonstraram comprometimento excepcional e dedicação à cidade, seja através de ações sociais, culturais, econômicas ou políticas. Isso pode incluir líderes comunitários, empresários, artistas, filantropos ou qualquer indivíduo cujo trabalho tenha tido impacto significativo e positivo na vida dos cidadãos da cidade. O título não deve ser trivializado ou usado para fins políticos, mas sim concedido com consideração e respeito pela significativa contribuição do homenageado à comunidade local.
Entre no grupo do CenárioMT no WhatsApp e receba notícias em Tempo Real (CLIQUE AQUI)