A Câmara de Lucas do Rio Verde realizou ontem a segunda sessão solene desta semana. Ontem (11) o objetivo era entregar moções de aplausos apresentadas pelos vereadores em 2022 e 2023. Mais de 60 moções foram entregues.
A moção é um instrumento pelo qual o vereador pode se manifestar, oferecendo-o aos cidadãos, autoridades ou entidades públicas ou privadas, por ações desenvolvidas no município.
A presidente da Câmara, Sandra Barzotto, disse que a sessão solene é uma oportunidade que o legislativo tem de honrar as pessoas. “É uma retribuição pelo bem que todos fizeram por Lucas do rio Verde e serve de incentivo aos que recebem para continuar fazendo mais e também, para que outros se disponham a ajudar promover melhorias que fortaleçam o desenvolvimento do nosso município”, observou. “Serve de incentivo aos que recebem para continuar fazendo essas ações e para outras pessoas servem de inspiração”.
Uma das entidades homenageadas com a moção de aplausos é a Agroligadas. Ela é formada por mulheres que têm algum vínculo com o agro, independentemente de sua formação profissional. A Agroligadas tem como missão levar para as pessoas da cidade o conhecimento a respeito das pessoas que atuam no campo. “É importante porque nós estamos numa região em que o agro movimenta a economia e mesmo assim, as pessoas não conhecem muito bem o agro”, comentou Simone Botan, coordenadora do núcleo da Agroligadas em Lucas do Rio Verde.
A Escola Dom Bosco também foi agraciada com a moção de aplausos. A diretora, Gilvani Kuyven, esteve na sessão. Ela mora em Lucas do Rio Verde desde 2006, quando passou a fazer parte do quadro de funcionários da escola. “Sempre lecionei na escola Dom Bosco como professora de espanhol e português. Estar agora à frente da direção nesse ano em que completa 40 anos, é uma honra muito grande e é um prazer poder estar aqui nesta noite especial para a escola e para a comunidade luverdense”, descreveu.
Pessoas que atuam no município também foram homenageadas. Aldo Almeida mora em Lucas do Rio Verde há 17 anos. Ele atua como extensionista rural há 35 anos, função que o levou a prestar vários atendimentos a produtores rurais. Aldo disse que receber a homenagem é muito gratificante e agradeceu ao poder legislativo pela moção recebida. “É um incentivo a mais para que a gente possa continuar trilhando aí na atividade enquanto extensionista rural”, comentou. “Nós temos que fazer muito mais ainda, porque o trabalho é o que tem e o nosso lema enquanto extensionista rural é trabalhar em prol da agricultura familiar para que eles tenham é condições de desenvolver suas atividades, produzir alimentos e colaborar aí com a oferta de produtos”.
A noite contou com apresentação da Orquestra Jovem de Lucas do Rio Verde. A primeira dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, que representou o prefeito Miguel Vaz na ocasião, prestigiaram a entrega das moções.