A Câmara da Mulher da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) esteve reunida nesta terça-feira (13.08) para discutir o acesso a linhas de crédito para empresárias da indústria. Na ocasião, foram convidadas instituições financeiras e de fomento ao crédito, como Banco do Brasil, Cooperativa Sicredi Ouro Verde, Desenvolve MT e apresentado o trabalho do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da Fiemt.
De acordo com a presidente da Câmara da Mulher, Ana Cassia Rangel, o intuito é levar ao conhecimento das mulheres da indústria as possibilidades que existem no mercado para alavancar os negócios, contribuindo com o desenvolvimento de indústrias comandadas por mulheres.
“Queremos trazer para o conhecimento destas mulheres formas de alavancarem também financeiramente suas indústrias, seus negócios. Ao disseminarmos informações, vamos viabilizando conexões para que elas vejam que juntas, somos mais fortes, que elas não estão sozinhas e que têm instituições que podem contar. A Câmara da Mulher está em busca destas mulheres industriais que estão trabalhando arduamente, mas que não se sentem vistas, reconhecidas e pertencentes a um meio tão competitivo. Nossa proposta é de que possamos construir todos juntos, uma rede de parcerias”, disse Ana Cassia.
Além da apresentação das principais linhas de crédito das instituições financeiras que estiveram presentes, o encontro também contou com a apresentação do trabalho desenvolvido pelo NAC, que faz uma conexão entre as indústrias e as instituições financeiras, viabilizando novos negócios, por meio de reuniões de negócios, rodadas de crédito e divulgação dessas oportunidades de crédito.
Presente na reunião, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) também destacou que possui uma consultoria gratuita de 8 horas voltada para o acesso ao crédito, que busca junto de micro e pequenas empresas avaliar se há a necessidade de realizar a operação financeira ou não.
Câmara da Mulher
Criada em março de 2024, a Câmara da Mulher Fiemt tem como uma de suas diretrizes aumentar a participação da mulher empresária na indústria. É presidida pela psicanalista e acionista da Barralcool, Ana Cassia Rangel.