Câmara aprova projeto que repassa área para uso de aeromodelistas em Lucas do Rio Verde

Espaço cedido fica localizado nas imediações da Fundação Rio Verde. Área também atenderá outras associações

Fonte: CenárioMT

fotos bancoimagens 1411 1
Foto: Rayan Nicácio/Ascom

A Câmara de Lucas do Rio Verde aprovou nesta segunda-feira (02) a cessão de uma área para atender cinco associações esportivas no município. Uma delas é a Piloto Amadores e Aero Modelismo. As demais são a Associação de Pilotos Motor Race, para disputas de kart, Associação dos Usuários e Amantes de Som Automotivo (Autosom), a Associação Luverdense de Motocross-ALM e a Associação de Pilotos Motor Race – Pilotos Arrancadão. O imóvel fica nas proximidades da MT-449 e estava concedido ao Motor Club, para disputas de motocross, por um prazo de dez anos. Agora, com o fim da concessão, a área retornou para o município.

O projeto, que vinha sendo debatido desde o ano passado, propunha a cessão por 10 anos. Mas uma emenda verbal proposta e aprovada em plenário durante a discussão da matéria, ampliou para 15 anos o uso pelas associações.

A matéria define que cada entidade tem um espaço definido na área. A Associação de Pilotos Motor Race terá um espaço de 73 mil metros quadrados. Já associação de aeromodelismo ficou com 45 mil metros quadrados e o motocross, com uma área de 36 mil metros quadrados.

Já a Associação Pilotos Motor Race terá um espaço de 26 mil metros quadrados. A Associação dos Usuários e Amantes de Som Automotivo terá uma área de 15 mil metros quadrados para utilização. Uma área de 2,3 mil metros quadrados permanecerá sob responsabilidade do município.

O secretário de Esportes do município acompanhou a votação da matéria. Jackson Lopes observou que agora são mais modalidades esportivas representadas naquela área. “Terão seu espaço para fazer as suas competições, fazer o desenvolvimento da sua modalidade. Estamos muito felizes com a aprovação”, observou.

Área adequada

Membros da Apam (Associação de Pilotos Amadores de Lucas do Rio Verde) que envolve os aeromodelistas acompanharam a votação do projeto. Ronei Silva, presidente da entidade, diz que a associação foi fundada em março de 2021 e conta com um pequeno grupo de associados. Porém, a partir da conquista de uma área para sediar os eventos, a tendência é que o número cresça.

“Criamos a associação para buscar junto com o poder público, a oportunidade de ter um espaço para galera do paramotor, do ultraleve, galera do aeromodelismo, que nós não temos um espaço físico pra essa galera se reunir e decolar seus ‘brinquedos’, no caso”, explicou.

Após a solicitação da área, feita em setembro de 2021, a entidade aguardou pacientemente até a aprovação do projeto nesta segunda-feira. Em nome da associação, Ronei agradeceu a Câmara de Vereadores e a Prefeitura pela cessão do terreno. “A partir de hoje, a gente vai começar os trabalhos para a limpeza da área e os trabalhos de buscar mais pessoas, amantes da aviação, quem tem vontade de fazer um voo panorâmico de ultraleve, quem tem vontade de conhecer a parte do para motor, até mesmo os jovens que gostam do aeromodelismo”.

Ronei disse ainda que área cedida é adequada para a entidade. “Ela vai ser em torno de 80 m de largura por 571 de comprimento. Hoje, um ultraleve avançado, no caso, decola em torno de 150 m e pousa aproximadamente em 200 m. Então é uma área adequada. As cabeceiras da pista onde vai ser programada a pista não tem obstáculo, o que é o ideal para a gente, inclusive com os amantes do aeromodelismo. Tem sócios nossos que têm brinquedos que valem aproximadamente R$10 mil a R$ 15 mil, que são brinquedos em escala de 2 m de asa, 2 m e meio. Então essa área ideal para o nosso esporte”, concluiu.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.