Mato Grosso enfrenta um período de instabilidade climática, com a combinação de altas temperaturas e chuvas intensas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta amarelo foi emitido para 100 municípios do estado, indicando risco de chuvas fortes e trovoadas.
A capital mato-grossense e sua região metropolitana sentem os efeitos do tempo instável. Nesta segunda-feira, Cuiabá registrou temperaturas entre 29°C e 39°C, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
A tendência é de que as temperaturas se mantenham elevadas nos próximos dias, com mínima de 27°C e máxima de 37°C.
Na Chapada dos Guimarães, a beleza natural contrastou com o tempo instável. A semana iniciou com temperaturas entre 23°C e 35°C, e a previsão é de que as temperaturas oscilem entre 22°C e 33°C nos próximos dias.
Sul e Oeste de Mato Grosso
Em Rondonópolis, as temperaturas variaram entre 25°C e 37°C nesta segunda-feira. Para os próximos dias, a previsão é de mínima de 21°C e máxima de 35°C.
Cáceres, no oeste do estado, também registrou temperaturas elevadas, com mínima de 20°C e máxima de 37°C. A previsão é de que as temperaturas se mantenham altas durante a semana.
Norte de Mato Grosso
Sinop, localizada no norte de Mato Grosso, registrou temperaturas entre 21°C e 35°C nesta segunda-feira. A previsão para os próximos dias é de temperaturas entre 23°C e 33°C.
Alerta para a População
Diante das condições climáticas, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros alertam a população para tomar alguns cuidados:
- Evitar se abrigar debaixo de árvores: Há risco de queda de galhos e descargas elétricas.
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda: Fortes ventos podem causar acidentes.
- Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada: Para evitar choques elétricos.
Recomenda-se que a população fique atenta às informações divulgadas pelos órgãos oficiais e siga as orientações das autoridades.
Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).